Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10233
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_HanaAugustaDeAndrade.pdf13,84 MBAdobe PDFver/abrir
2014_HanaAugustaDeAndrade_Prancha.pdf2,2 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Kartódromo Ayrton Senna
Autor(es): Andrade, Hana Augusta de
Orientador(es): Peixoto, Elane Ribeiro
Assunto: Arquitetura - projetos e plantas
Centro Administrativo, Vivencial e Esportivo (CAVE)
Automobilismo
Data de apresentação: 5-Dez-2014
Data de publicação: 16-Abr-2015
Referência: ANDRADE, Hana Augusta de. Kartódromo Ayrton Senna. 2014. [50] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Em todas as categorias do automobilismo, vê-se um denominador comum: todos os seus pilotos iniciaram-se no mundo do esporte através do kart. O Brasil é um exportador de pilotos para as categorias internacionais, porém são poucos os espaços adequados à sua formação. Por conseqüência, apenas os que possuem condições podem continuar sua formação no exterior de forma a se prepararem para os grandes campeonatos. Como meio de garantir um espaço de treinamento de qualidade aos futuros campeões brasilienses, escolhi meu trabalho final de graduação propor uma reestruturação do kártodromo Ayrton Senna de forma que ele se torne referência nacional em centro de treinamento de kart. O kart possui grande popularidade no Brasil e Brasília conta com um relativo potencial promissor para sediar competições automobilísticas, por ser uma cidade de fácil acesso, considerando outras localidades do Brasil. Sua centralidade é vital para as competições nacionais, pois todos os equipamentos são transportados por terra. Outro fato favorável para as competições desse porte é a infraestrutura desenvolvida para a Copa do Mundo de Futebol incluindo-se o crescimento na cadeia de hotéis. Mas não se pode pensar no espaço sem considerar seu entorno, portanto a primeira parte do trabalho de graduação consiste no reconhecimento da cidade satélite na qual se insere, o Guará, e o complexo do que faz parte: o Centro Administrativo, Vivencial e Esportivo (CAVE). A reestruturação do CAVE é o primeiro passo para a valorização do kartódromo, já que deve ser proposta uma maneira de integrar as edificações que compõem o complexo, de forma que o espaço se torne adequado e agradável a quem utiliza.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2014.
Aparece na Coleção:Arquitetura e Urbanismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons