Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/10203
Título: | Estudo dos parâmetros de influência no consumo de combustível de ônibus urbano |
Autor(es): | Lopes, Lucas Ferreira |
Orientador(es): | Diniz, Alberto Carlos Guimarães Castro |
Coorientador(es): | Fabro, Adriano Todorovic |
Assunto: | Ônibus - linhas Combustíveis |
Data de apresentação: | 26-Nov-2014 |
Data de publicação: | 13-Abr-2015 |
Referência: | LOPES, Lucas Ferreira. Estudo dos parâmetros de influência no consumo de combustível de ônibus urbano. 2014. 83 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma metodologia para a quantificação dos parâmetros operacionais de uma frota de ônibus urbanos, tais como perfis de linha e características técnicas dos veículos, e posterior análise estatística para avaliar sua influência, no desempenho de consumo de combustível e consequente redução de custos. As séries de dados utilizados nesta análise foram levantados em uma operadora de transporte público do Distrito Federal, em situações reais de operação, utilizando as ferramentas de controle e acompanhamentos típicos já implementados na empresa, tais como os sistemas eletrônicos embarcados no motor do veículo. Utilizando a metodologia apresentada, sugestões de mudanças nos parâmetros operacionais foram apresentados e seus consequentes efeitos no desempenho de diferentes linhas analisadas. Ao fim foram apresentadas propostas que possibilitam a redução do consumo de combustível e levantado questionamentos para futuros estudos. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT This paper presents and analyses how the fuel efficiency is affected by the routes profiles and the technical and operational characteristics of urber buses. The data acquired comes from a Brazilian bus company, which has been looking for a way to minimize its fuel consumption, specially for the minibuses. The electronic systems attached to the engine were the most important tool used to provide better fuel results. In the end, lower fuel consumptions were reached and presented a statistical methodology to evaluate the routes, buses and drivers effects on the fleet energetic efficiency. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2014. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Mecânica
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons