Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/10197
Título: | O voo da borboleta : escuta sensível, respeito e cuidado na relação pedagógica em mutação na educação infantil |
Autor(es): | Oliveira, Natalia Carvalho |
Orientador(es): | Rodrigues, Maria Alexandra Militão |
Assunto: | Educação de crianças Pedagogia |
Data de apresentação: | 2014 |
Data de publicação: | 10-Abr-2015 |
Referência: | OLIVEIRA, Natalia Carvalho. O voo da borboleta: escuta sensível, respeito e cuidado na relação pedagógica em mutação na educação infantil. 2014. 74 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)–Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | O presente trabalho é resultado de oito meses de prática educativa, observações, registros e reflexões com foco na relação pedagógica construída entre educador-crianças e criança-criança do 5° ano da Educação Infantil de uma escola privada do Distrito Federal onde atue como estagiária. Seu objetivo principal é averiguar de que forma podemos colaborar para uma relação pedagógica que contemple a escuta sensível, o respeito e o cuidado, no âmbito de práticas pedagógicas inovadoras. Para dialogar com esses conceitos, apoio-me nas contribuições teóricas de Freire (2008), Boff (1999, 2012), e Cerqueira (2001), dentre outras. A pesquisa estruturou-se a partir da "regência" e de conversas informais durante a vivência diárias com os educadores. Tem como base uma abordagem qualitativa e traz registros do diário de itinerância como instrumento fundamental para se pensar as práxis educativa. reflito acerca de alguns episódios vivenciados na relação pedagógica com as crianças, dialogando com os conceitos centrais do trabalho. Por fim, apresento alguns considerações, as quais apontam que uma relação pedagógica permeada por uma postura de escuta sensível do educador, bem como pelo outro, potencializa a constituição de sujeitos mais felizes, éticos e solidários. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)–Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons