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Título: Condições psicossociais e ambientais de gestão do estudo dos alunos do Departamento de Artes Visuais
Autor(es): Barbosa, Fernanda Alves
Orientador(es): Lisniowski, Simone Aparecida
Assunto: Gestão escolar
Artes visuais - estudo e ensino
Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 10-Abr-2015
Referência: BARBOSA, Fernanda Alves. Condições psicossociais e ambientais de gestão do estudo dos alunos do Departamento de Artes Visuais. 2013. 75 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)–Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este estudo abordou as questões referentes às condições psicossociais e ambientais da gestão do estudo dos alunos do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília. Pode-se entender como questões psicossociais aquelas que tratam do social e psicológico dos estudantes, e ambiental a estrutura física, uso do espaço na universidade, o uso do tempo no espaço acadêmico e as condições de apoio para a permanência no curso que se não existirem podem levar a evasão. Inicialmente no referencial teórico é abordada uma visão geral sobre o aluno, suas condições motivacionais e seus estilos de aprendizagem. Logo após é apresentado um panorama sobre o contexto histórico da criação da universidade no Brasil e também da UnB, aspectos ambientais na universidade e as causas da evasão por parte dos estudantes universitários. Por fim é feito um resgate sobre a sociedade e suas culturas de aprendizagem. Para compreender como estes aspectos da gestão do estudo impactam no Curso de Artes foi realizada uma pesquisa exploratória com 60 alunos do Curso de Artes. Na pesquisa de campo quantitativa foram aplicados 60 questionários fechados com 145 itens/variáveis. Após a aplicação do questionário foi criado um banco de dados no programa SPSS para o tratamento estatístico das variáveis investigadas. A partir do uso do SPSS foi realizada uma análise estatística de frequência. Ao fazer os gráficos de frequência foi possível perceber que os fatores psicossociais e ambientais são importantes na gestão do através deles podem ser percebidos os principais problemas enfrentados pelos discentes e propor ações que ajudem a melhorar a Gestão do Estudo. Acredita-se que a compreensão dessas condições que impactam na gestão do estudo dos alunos podem posteriormente servir como base para propor ações institucionais que ajudem professores e alunos a obter melhor desempenho no processo de construção da autonomia do aluno na gestão do estudo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)–Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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