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dc.contributor.advisorFernandes, Maria Lídia Bueno-
dc.contributor.authorVieira, Andressa Magalhães-
dc.identifier.citationVIEIRA, Andressa Magalhães. Desafios e possibilidades para o letramento cartográfico na Escola Classe Arniqueiras. 2014. 92 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)–Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)–Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.en
dc.description.abstractEste trabalho apresenta reflexões acerca da cartografia escolar, em especial do letramento cartográfico, nos anos iniciais do ensino fundamental. Parte do princípio de que a educação em geografia deva promover o domínio da linguagem cartográfica e a capacidade de utilização de um mapa. Defende retomar o desenho como parte constitutiva do processo de formação de noções cartográficas na criança. Metodologicamente trabalha com grupos focais, com abordagem qualitativa e tem como objetivo analisar como acontece o ensino da geografia se ele se desenvolve no contexto que favorece o letramento cartográfico ou ao seu adestramento.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordCartografiaen
dc.subject.keywordGeografia (Ensino fundamental)en
dc.subject.keywordGeografia - estudo e ensinoen
dc.titleDesafios e possibilidades para o letramento cartografico na Escola Classe Arniqueirasen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2015-04-10T17:00:54Z-
dc.date.available2015-04-10T17:00:54Z-
dc.date.issued2015-04-10T17:00:54Z-
dc.date.submitted2014-09-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/10189-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1This paper presents reflections on school cartography, especially the cartographic literacy in the early years of elementary school. Assumes that education in geography should promote the field of cartographic language and the ability to use a map. Advocates resume drawing as a constitutive part of the training of cartographic concepts in child process. Methodologically works with focus groups, qualitative approach and aims to analyze how does the teaching of geography if it develops in the context that favors the cartographic or its literacy training.-
dc.description.abstract1This paper presents reflections on school cartography, especially the cartographic literacy in the early years of elementary school. Assumes that education in geography should promote the field of cartographic language and the ability to use a map. Advocates resume drawing as a constitutive part of the training of cartographic concepts in child process. Methodologically works with focus groups, qualitative approach and aims to analyze how does the teaching of geography if it develops in the context that favors the cartographic or its literacy training.-
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