Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/10184
Título: | Análise experimental de um compensador de heave hidropneumático |
Autor(es): | Linhares, Tássio Melo |
Orientador(es): | Fortaleza, Eugenio |
Assunto: | Poços de petróleo submarino - perfuração Compensador hidropneumático Vibração |
Data de apresentação: | 28-Nov-2014 |
Data de publicação: | 10-Abr-2015 |
Referência: | LINHARES, Tássio Melo. Análise experimental de um compensador de heave hidropneumático. 2014. 24 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Este trabalho apresenta a metodologia utilizada para o desenvolvimento do protótipo, em escala reduzida, de um compensador de heave hidropneumático semi-ativo. Este compensador é desenvolvido utilizando os polos da função de transferência do filtro Butterworth de segunda ordem, com isso pretende-se obter um compensador que apresente um bom isolamento das frequências superiores a frequência de corte. O compensador possui uma válvula de controle de vazão variável, a qual permite ajustar a frequência de corte quando o sistema é submetido a uma variação na massa suportada, portanto o compensador é capaz de manter a mesma frequência de corte. O protótipo desenvolvido e os resultados experimentais obtidos são apresentados no final do trabalho. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT This paper presents the methodology used to develop the prototype, in reduced scale, of a semi-active hydropneumatic heave compensator. This compensator is developed using the poles of the transfer function of the second order Butterworth filter, so it is intended to obtain a compensator that has a good insulation of frequencies above the cutoff frequency. The compensator has a variable flow control valve, which allows to adjust the cutoff frequency when the system experiments a variation in the sprung mass, so the compensator is capable to keep the same cutoff frequency. The scaled prototype and the experimental results are presented at the end of paper. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2014. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Mecânica
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons