Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Henriques, Antonio Manoel Dias | - |
dc.contributor.author | Canut, Felipe Azevedo | - |
dc.identifier.citation | CANUT, Felipe Azevedo. Análise estrutural do chassi de um veículo fórmula SAE pelo método de elementos finitos. 2014. 76 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2014. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta a análise numérica de um chassi de fórmula SAE da equipe Apuama Racing – UnB quando submetido a esforços indicados no regulamento da competição que visam garantir a rigidez mínima e integridade da estrutura em caso de capotamento. Também são feitas medições do nível de deslocamento experimental em uma bancada de ensaio pertencente ao núcleo de integridade da Faculdade UnB do Gama. Os deslocamentos numéricos e experimentais são comparados afim de se validar as simulações realizadas. Ao final das análises percebeu-se que o chassi não apresenta a rigidez necessária e por isso são propostas modificações na geometria de maneira a atender o regulamento. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Chassi veicular | en |
dc.subject.keyword | Análise estrutural (Automotiva) | en |
dc.subject.keyword | Projetos automotivos | en |
dc.title | Análise estrutural do chassi de um veículo fórmula SAE pelo método de elementos finitos | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | en |
dc.date.accessioned | 2015-04-06T15:26:03Z | - |
dc.date.available | 2015-04-06T15:26:03Z | - |
dc.date.issued | 2015-04-06T15:26:03Z | - |
dc.date.submitted | 2014 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/10174 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.description.abstract1 | This work presents the numerical analysis of Apuama Racing - UnB team formula SAE’s chassis when submitted to efforts presented on the competition’s rules that aimed to ensure the minimum stiffness and integrity of the structure in case it rolls over. Also, measurements of the experimental displacement are made through a test bench, property of the Faculdade UnB-Gama integrity center. The numerical and experimental displacement are compared in order to assess the simulations. It was noticed that the chassis does not presents the proper stiffness, and because of that, modifications are proposed in the geometry in order to fit in the regulation. | - |
Aparece na Coleção: | Engenharia Mecânica
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