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Título: O desenho como prática pedagógica na educação infantil e o papel do professor como mediador desse recurso
Autor(es): Melo, Mariana Alves de
Orientador(es): Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Assunto: Desenho infantil
Educação de crianças
Mediação pedagógica
Data de apresentação: 8-Dez-2014
Data de publicação: 2-Abr-2015
Referência: MELO, Mariana Alves de. O desenho como prática pedagógica na educação infantil e o papel do professor como mediador desse recurso. 2014. 73 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O objetivo principal deste trabalho foi analisar o desenho de crianças na Educação Infantil e o papel do professor como mediador desse recurso. Para isso, foi realizado um levantamento teórico que, primeiramente, faz uma análise histórica do desenho infantil desde os primeiros usos deste recurso em sala de aula, não só no Brasil, mas no mundo. Procuramos trazer nesse referencial teórico o que os estudiosos deste assunto dizem sobre a evolução do desenho infantil, caracterizando as fases de alguns pesquisadores e como se acontece este processo na criança. Enfocamos também a figura do educador em sala de aula, trazendo conceitos de Vigotski, como a mediação e a zona de desenvolvimento proximal. A questão central deste trabalho foi verificar como o desenho vem sendo utilizado em sala de aula, como uma ferramenta pedagógica e como o professor contribui neste processo? Para isso, como metodologia deste trabalho, foram feitas seis intervenções pedagógicas em duas turmas de maternal de escolas públicas de Brasília, realizadas durante o período de estágio-docência da pesquisadora. Dessa forma, como resultados das intervenções, foi possível perceber que a postura e a mediação do professor tem influência direta nas características gerais da turma, bem como no processo de desenvolvimento e construção das crianças. Na primeira turma, a professora regente cobrava excessivamente detalhes da realidade nos desenhos, tanto na organização espacial, quanto nas formas e cores, além de ensinar a desenhar da forma “correta”, conforme a sua concepção, o que resultava em desenhos estereotipados e falta de segurança quando as crianças eram desafiadas a desenharem novas temáticas, que fugiam daquilo que já estavam acostumadas a desenhar. Já na segunda turma, a professora deixava os alunos mais livres para criar, apesar de a maioria dos desenhos serem direcionados, exercendo a mediação apenas nas orientações iniciais. Essa postura resulta em desenhos considerados adequados à fase em que as crianças se encontram, desenhadas conforme o modelo interno delas. A dificuldade nessa turma é, entretanto conseguir prender a atenção das crianças para que possam realizar as atividades, e acreditamos que isso se deve, também, principalmente pela postura da professora no dia-a-dia, que por vezes, não estabelece um planejamento da rotina escolar. Portanto, conclui-se que a relação professor/aluno norteia diretamente o processo de ensino/aprendizagem, bem como o desenvolvimento cognitivo e criador da criança.
Abstract: The main goal of this work was to analyze the draw of kids in the early childhood education and the teacher as an intermediate of this resource. For that, was made a theoretical survey, first of all, make a historical summary of the childhood drawing since the first use of that in class, not only in Brazil, but in the whole world. We tried to bring in this theoretical reference what the professionals in that topic say about the evolution of childhood drawing, featuring the phases of some researches and how this processes happens in the child. We focused too the image of the teacher in class, bringing concepts of Vygotsky, as the intermediate of the zone of proximal development. The main question of this work was to verify how the draw has been utilized in classrooms, as a pedagogical tool and how the teacher contributes in that process? To that, were made six pedagogical interventions in two classrooms in distinct public schools in Brasilia, made in the trainee times of the researcher. In that way, was possible to realize the posture and the intermediate of the teacher has direct influence in the general characteristics of the class, as well in the development and construction of the kids. In the first class, the teacher wanted overly reality details in the drawings, in the spatial organization, and the forms and colors, besides teaching the "correct" way to draw, in her conception, what results in stereotyped drawings and lack of confidence when the kids were challenged to draw with the new themes, fleeing what they were accustomed to draw. In the second class, the teacher let the students to feel free to create, despite that major of the drawings were targeted, designed conform their own model. The difficulty in that class is, get the attention of the kids to make the activities, and we believe that this happens, too, manly by the posture of the teacher in the day-to-day, sometimes, does not establish a schedule of school routine. Therefore, we conclude the relation teacher/student, guides directly the process of teaching/learning, as well the cognitive development and creator of the child.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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