Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10162
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ LindomarAlencarLeal.pdf1,19 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação e reciclagem : uma arte para aprendizagem
Autor(es): Leal, Lindomar Alencar
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Educação ambiental
Aprendizagem
Reciclagem
Data de apresentação: 8-Dez-2014
Data de publicação: 2-Abr-2015
Referência: LEAL, Lindomar Alencar. Educação e reciclagem: uma arte para aprendizagem. 2014. 72 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Ouve-se muito falar em qualidade de vida e sustentabilidade, incentivando as pessoas acerca da preservação do planeta e objetivando melhorar o mundo em que vivemos, tornando-o mais equilibrado e saudável no sentido mais amplo que isso possa significar. Deste modo, disposto a contribuir para a aprendizagem dos diferentes sujeitos quanto ao correto destino dos resíduos sólidos gerados pela atividade humana (lixo) e almejando orientá-los a respeito das ameaças e consequências que quase sempre não são percebidas de imediato e, pensando numa abordagem sistemática e universal que possa estar presente em todos os níveis de ensino no ciclo da aprendizagem, fundamentalmente na questão ambiental e mais de perto no manejo correto quanto ao destino do lixo gerado...importante destacar que nos diferentes níveis escolares, é obrigatório apreender a percepção da relação indissociável entre homem e meio ambiente, integrando-o ao mundo em que vive e, assim possibilitar desde cedo contribuir na preservação do planeta com toda sua diversidade como parte do processo educacional. Nesse sentido, pensando na importância de como as técnicas de reciclagem contribuem na transformação e reutilização de resíduos na obtenção de outros produtos, este trabalho tem o propósito de trazer algumas reflexões acerca da contribuição da arte reciclada no desenvolvimento da criança, do jovem e do adulto nos diferentes contextos educativos, como o artesanato que possibilita de modo dinâmico a integração dos ambientes interno e externo, através da utilização das diversas expressões artísticas que visam entender, reler e repensar o mundo em que vivemos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.