Resumo: | Este trabalho teve como objetivo apresentar três potenciais ferramentas didáticas para serem usadas pelo professor de música em sala de aula. A primeira é a oficina, a segunda o concerto didático e a última o uso de dispositivos móveis com acesso à internet, por meio da criação de um aplicativo. Foram realizados três questionários e notas de campo para coleta de dados do trabalho, cujas atividades ocorreram no colégio CASEB, em Brasília/DF, envolvendo as turmas de 9º ano do turno vespertino da escola. A intervenção pedagógica incluiu uma oficina e um concerto didático, com a participação da orquestra VGMus, especializada em temas de videogames. Os resultados revelam que a oficina e concerto didático, aliadas aos questionários, contribuíram para despertar o interesse por outro repertório e possibilitar uma nova significação da música pelos alunos, mostrando-se ferramentas promissoras para uso do professor. Finalmente, o trabalho sugere o uso do celular, por meio da criação de um aplicativo, como potencial recurso na educação musical. Ele se apresenta como uma possibilidade e um incentivo para novas pesquisas na área da tecnologia na educação. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT This work aimed to present three potential teaching tools for the use of music teachers in the classroom. The first is the workshop, the second an educational concert, and the last one, mobile devices with Internet access, through the creation of an application. Three questionnaires and field notes were used to collect data. The activities were conducted at CASEB school in Brasilia/DF, involving groups of 9th grade students. The pedagogic intervention included a workshop and an educational concert by VGMus orchestra, specialized in video game themes. The results show that the workshop and the educational concert, allied to the questionnaires, contributed to arouse interest in different kinds of repertoire and to re-signify musical meaning to students, being promising tools for teacher’s use. The work also suggests the use of mobile phones, through the creation of an application, with potential use in music education. It is presented as a possibility and incentive for further research in the area of technology in education. |