Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Brandão, Maria de Fátima Ramos | - |
dc.contributor.author | Resende, Guilherme Calaça de | - |
dc.identifier.citation | RESENDE, Guilherme Calaça de. O engajamento da comunidade acadêmica em processos de avaliação educacional: um estudo exploratório na Universidade de Brasília. 2014. vii, 35 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2014. | en |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2014. | en |
dc.description.abstract | A Avaliação tem papel importante no processo de melhoria das organizações. Nas Universidades ela funciona como uma ferramenta não só de comunicação entre os segmentos, mas também de explicitação dos pontos carentes de intervenções. No Brasil, dada a grande importância do papel exercido pela Avaliação, sua compreensão e aplicação tem ganhado cada vez mais atenção das organizações. Nesse contexto, faz-se mister o estudo e pesquisa desse tema dentro das Universidades, visando principalmente a eficiência trazida pelo engajamento dos segmentos na sua operacionalização. Esta monografia apresenta um estudo elaborado a partir do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, abordando fatores que implicam no sucesso dos processos avaliativos e a realidade da Avaliação na Universidade de Brasília, a fim de compreender esses processos. Também é proposto nesse trabalho, um instrumento de auxílio à pesquisa sobre avaliação. Tal instrumento tem seu foco na avaliação do engajamento dos atores. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Comunidade acadêmica | en |
dc.subject.keyword | Avaliação educacional - ensino superior | en |
dc.subject.keyword | Avaliação educacional | en |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) - estudantes | en |
dc.title | O engajamento da comunidade acadêmica em processos de avaliação educacional : um estudo exploratório na Universidade de Brasília | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2015-03-31T18:43:57Z | - |
dc.date.available | 2015-03-31T18:43:57Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-31T18:43:57Z | - |
dc.date.submitted | 2014-12-22 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/10131 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.description.abstract1 | Evaluation plays an important role on the organization’s process of improvements. In the Universities it works not only as a communication tool between it’s segments but also making the points that need intervention, explicit. In Brazil, given evaluation’s role great importance, its comprehension and application has grown more and more attention from the organizations. In this context, it is very important to study and research evaluation inside the Universities, in order, mainly, to achieve the eficiency that is brought by the actors engagement into its operation. This monograph presents a study made based on the National System for Evaluating the Higher Education, covering factors that imply on success of evaluative processess, also covering the reality of the Universidade de Brasília’s evaluation willing to comprehend this processess. This monograph also proposes an instrument for helping research about evaluation, such instrument focuses on actors engagement on the evaluation. | - |
Aparece na Coleção: | Computação
|