Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10115
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_FernandaDeAndradeFreireLima.pdf1,09 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O legislativo religioso versus o estado secularizado : o estatuto do nascituro, a legalização do aborto e os direitos fundamentais das mulheres
Autor(es): Lima, Fernanda de Andrade Freire
Orientador(es): Oliveira, Paulo Henrique Blair de
Assunto: Democracia
Aborto - aspectos religiosos
Direitos constitucionais
Nascituros (Direito)
Mulheres
Brasil. Projeto de Lei 478 de 2007
Estatuto do Nascituro
Aborto - legislação
Aborto
Data de apresentação: 27-Nov-2014
Data de publicação: 30-Mar-2015
Referência: LIMA, Fernanda de Andrade Freire. O legislativo religioso versus o estado secularizado: o estatuto do nascituro, a legalização do aborto e os direitos fundamentais das mulheres. 2014. 86 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o discurso que justifica a criminalização do aborto, seus pressupostos e sua validade. O discurso que geralmente se utiliza nessa questão é de ordem religiosa e portanto a observação recai na relação entre religião e a produção de direitos. Utiliza o Projeto de Lei número 478/2007, popularmente conhecido como Estatuto do Nascituro, e a transcrição da audiência pública que foi realizada para discutir o projeto como auxiliares nessa análise, pois assim é possível observar o comportamento dos parlamentares quando discutem e elaboram leis sobre o assunto. A análise é feita sob três prismas: a teoria de Niklas Luhmann da diferenciação funcional dos sistemas, o constitucionalismo e o direito como integridade de Ronald Dworkin e, por fim, a criminalização do aborto como uma discriminação de gênero.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2014.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons