Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10100
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_IasmimPachecoMagalhaes.pdf920,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Judicialização da saúde : critérios e limites para a atuação de magistrados em ações judiciais para aquisição de medicamentos pelo Estado
Autor(es): Magalhães, Iasmim Pacheco
Orientador(es): Bicalho, Guilherme Pereira Dolabella
Assunto: Medicamentos
Teoria da Reserva do Possível
Direito à saúde
Saúde pública
Data de apresentação: 4-Dez-2014
Data de publicação: 30-Mar-2015
Referência: MAGALHÃES, Iasmim Pacheco. Judicialização da saúde: critérios e limites para a atuação de magistrados em ações judiciais para aquisição de medicamentos pelo Estado. 2014. 65 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O fenômeno da judicialização da saúde torna-se cada vez mais frequente no cenário jurídico brasileiro. A saúde é um direito social constitucionalmente previsto, sendo garantido mediante políticas sociais e econômicas. Ocorre que a escassez de recursos impossibilita o atendimento pelo Estado de toda e qualquer demanda social por medicamentos. Insatisfeitos, muitos cidadãos recorrem ao Poder Judiciário para adquirir o medicamento negado administrativamente. A negativa administrativa na distribuição do remédio pode ocorrer por problemas de gestão, nos quais, muito embora o medicamento esteja previsto em listas públicas oficiais de dispensação pelo Sistema Único de Saúde, ele não se encontra disponível para a população nos hospitais e postos públicos de saúde. De outro lado, há situações complexas em que não há uma política pública definida pelo governo para tratamento da patologia. Buscou-se amparar a atuação de magistrados no julgamento de ações judiciais propostas para a aquisição de medicamentos pelo Estado, de modo que a atuação judicial tutele o direito fundamental à saúde previsto constitucionalmente, sem, no entanto, provocar a desestruturação de ações e serviços de saúde desenvolvidos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), em prol da saúde pública coletiva.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2014.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons