Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10076
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ EtiennePereiradaSilva.pdf1,26 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Teoria de resposta ao item : análise de atitude dos graduandos em relação às disciplinas de estatística
Autor(es): Silva, Etienne Pereira da
Orientador(es): Gomes, Antônio Eduardo
Assunto: Variáveis (Matemática)
Probabilidades
Teoria de resposta ao item
Data de apresentação: 24-Nov-2014
Data de publicação: 27-Mar-2015
Referência: SILVA, Etienne Pereira da. Teoria de resposta ao item: análise de atitude dos graduandos em relação às disciplinas de estatística. 2014. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A Teoria de Resposta ao Item (TRI) é considerada uma alternativa à Teoria Clássica de Medida (TCM) na elaboração e análise dos construtos que são avaliados através dos instrumentos de medição (questionários). Com larga aplicação em avaliação educacional, a TRI, que tem como característica principal o item, propõe modelos probabilísticos para variáveis latentes (variáveis que não são medidas diretamente). A fim de um maior conhecimento da aplicabilidade da TRI, esse trabalho propõe-se a avaliar a atitude em relação à Estatística de 210 alunos da Universidade de Brasília que responderam a Escala de Atitudes em relação à Estatística (EAE). Pesquisas têm indicado que alunos demonstram baixa motivação em utilizar ferramentas estatísticas e tem certas dificuldades de aprendizado de conceitos estatísticos. Estudos já realizados afirmam que estudantes com atitudes positivas sobre determinada disciplina apresentam maior probabilidade de sucesso na aprendizagem dos conteúdos desta. Dessa forma, as respostas dadas pelos graduandos da UnB foram analisadas através da Teoria de Resposta ao Item. Os parâmetros de dificuldades dos itens ( ) e o parâmetro de discriminação mostraram que o item referente a possuir uma reação definitivamente positiva em relação às disciplinas de serviço (Bioestatística, Estatística Aplicada ou Probabilidade e Estatística), apreciar e gostar desta matéria foi o que melhor informa. As variáveis disciplina (diferentes áreas de estudo), percepção de desempenho, cursar ou não a disciplina pela primeira vez mostraram influenciar no nível de atitudes em relação à estatística. Tais resultados sugerem um reforço para que a Estatística seja aplicada no contexto do curso de cada estudante e que sejam adotadas estratégias para desenvolver um ambiente de ensino-aprendizagem que estimule os alunos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2014.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons