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dc.contributor.advisorGomes, Antônio Eduardo-
dc.contributor.authorSilva, Etienne Pereira da-
dc.identifier.citationSILVA, Etienne Pereira da. Teoria de resposta ao item: análise de atitude dos graduandos em relação às disciplinas de estatística. 2014. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2014.en
dc.description.abstractA Teoria de Resposta ao Item (TRI) é considerada uma alternativa à Teoria Clássica de Medida (TCM) na elaboração e análise dos construtos que são avaliados através dos instrumentos de medição (questionários). Com larga aplicação em avaliação educacional, a TRI, que tem como característica principal o item, propõe modelos probabilísticos para variáveis latentes (variáveis que não são medidas diretamente). A fim de um maior conhecimento da aplicabilidade da TRI, esse trabalho propõe-se a avaliar a atitude em relação à Estatística de 210 alunos da Universidade de Brasília que responderam a Escala de Atitudes em relação à Estatística (EAE). Pesquisas têm indicado que alunos demonstram baixa motivação em utilizar ferramentas estatísticas e tem certas dificuldades de aprendizado de conceitos estatísticos. Estudos já realizados afirmam que estudantes com atitudes positivas sobre determinada disciplina apresentam maior probabilidade de sucesso na aprendizagem dos conteúdos desta. Dessa forma, as respostas dadas pelos graduandos da UnB foram analisadas através da Teoria de Resposta ao Item. Os parâmetros de dificuldades dos itens ( ) e o parâmetro de discriminação mostraram que o item referente a possuir uma reação definitivamente positiva em relação às disciplinas de serviço (Bioestatística, Estatística Aplicada ou Probabilidade e Estatística), apreciar e gostar desta matéria foi o que melhor informa. As variáveis disciplina (diferentes áreas de estudo), percepção de desempenho, cursar ou não a disciplina pela primeira vez mostraram influenciar no nível de atitudes em relação à estatística. Tais resultados sugerem um reforço para que a Estatística seja aplicada no contexto do curso de cada estudante e que sejam adotadas estratégias para desenvolver um ambiente de ensino-aprendizagem que estimule os alunos.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordVariáveis (Matemática)en
dc.subject.keywordProbabilidadesen
dc.subject.keywordTeoria de resposta ao itemen
dc.titleTeoria de resposta ao item : análise de atitude dos graduandos em relação às disciplinas de estatísticaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2015-03-27T14:01:00Z-
dc.date.available2015-03-27T14:01:00Z-
dc.date.issued2015-03-27T14:01:00Z-
dc.date.submitted2014-11-24-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/10076-
dc.language.isoPortuguêsen
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