Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10075
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LuisGustavoSantosBarros.pdf39 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Acoplamentos e a estrutura de dependência : um estudo empírico
Autor(es): Barros, Luis Gustavo Santos
Orientador(es): Matsushita, Raul Yukihiro
Assunto: Modelos econométricos
Cópulas (Estatística)
Distribuição (Probabilidades)
Data de apresentação: 2-Dez-2014
Data de publicação: 27-Mar-2015
Referência: BARROS, Luis Gustavo Santos. Acoplamentos e a estrutura de dependência: um estudo empírico. 2014. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Devido à necessidade de modelar o comportamento conjunto de dois ou mais fenômenos em diversas áreas, a modelagem por acoplamentos se mostra uma ferramenta muito útil para resolver este tipo de problema. Neste estudo apresentamos uma revisão teórica de Cópulas e Autocópulas e também das medidas adequadas para investigar a dependência entre as distribuições marginais destas. O estudo é focado numa análise empírica o ajustamento de Autocópulas de séries de taxas de câmbio, em que é testada a adequação de alguns modelos de cópulas Arquimedianas e também da cópula Gaussiana, também conhecida como cópula Normal. Nos resultados encontrados não houve ajustamento significativo para os modelos testados, entretanto isso não diminui a utilidade deste tipo de modelagem, mas sim abre margem para mais estudos posteriores, visto que, o estudo de Autocópulas em especial é algo recente.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2014.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons