Resumo: | Na linguagem do dia-a-dia, a palavra pessoa refere-se a um ser racional e consciente de si mesmo, com identidade própria. O exemplo exclusivo costuma ser o próprio ser humano embora haja quem estenda o conceito para outras espécies. Neste trabalho apresentarei as circunstâncias filosóficas em que nasceu e se desenvolveu o conceito de pessoa humana, perpassando a história ocidental: desde os gregos, romanos, patrística, escolástica, modernos até os contemporâneos, para poder introduzir o conceito de pessoa abordado por W. Norris Clarke. Destacarei a importância da retomada do conceito de pessoa por Clarke, que tem como objetivo chegar a um “resgate criativo” acerca do termo, evidenciando os dois aspectos de pessoa, que segundo ele estão presentes na filosofia tomista: os conceitos de relacionalidade1 e substancialidade. Para tal, explora a natureza do ser, depois passa ao conceito de pessoa propriamente e por último trata das suas características fundamentais. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT In every-day language, the word 'person' refers to a rational, self-conscious being, with proper identity. The exclusive example is usually the human being, although there are those who extend the concept to other species. In this monograph, I have presented the philosophical circumstances in which the concept of the human person arose and developed, passing through all of western history – from the Greeks, the Romans, the Patristic authors, the Escolastics, the moderns up to the contemporaries – order to be able to introduce the concept of person advanced by W. Norris Clarke. I have highlighted the importance of refocusing on the concept of person in Clarke, with his objective of arriving at a “creative retrieval" regarding the term, placing in evidence two aspects of the person, which, according to him, are present in Thomist philosophy: the concepts of relationality and substantiality. To do this, he explores the nature of being, then passes on to the concept of person in itself and finally traces its fundamental characteristics. |