Título: | As fábulas Kalunga na Comunidade Vão de Alma : um estudo de caso na Escola Dona Joana Pereira das Virgens |
Autor(es): | Silva, Josina Pereira Da |
Orientador(es): | Sousa, Rosineide Magalhães de |
Assunto: | Fábulas brasileiras Comunidades agrícolas Educação do campo Cultura popular |
Data de apresentação: | 2-Dez-2014 |
Data de publicação: | 23-Mar-2015 |
Referência: | SILVA, Josina Pereira Da. As fábulas Kalunga na Comunidade Vão de Alma: um estudo de caso na Escola Dona Joana Pereira das Virgens. 2014. 60 f. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014. |
Resumo: | Este trabalho investiga o gênero Fábula na comunidade Vão de Almas – Go a partir de dois eixos: as fábulas orais dos adultos e as escritas produzidas por alunos de 10 a 15 anos da Escola Dona Joana Pereira das Virgens, situado na própria comunidade.Os principais autores utilizados nesta monografia são: Sousa e Velasco(2007), Rojo(2007, 2009), Bortoni-Ricardo (2008,2005), Caldart(2000), Bagno (2007) entre outros. A pesquisa também conta com a contribuição metodológica da Etnografia, que gerou dados escritos de registros coletados em campo. Apresenta um breve histórico sobre a luta dos movimentos sociais do campo por uma Educação do Campo no país. E contribui como registro de memória tradicional, cultural e linguístico de uma sociedade camponesa que acolhe a diversidade de sujeitos que propõem o trabalho cultural na escola como apoio de recurso pedagógico da comunidade Vão de Almas. |
Abstract: | This work investigates the Fable kind in Vão de Almas community from two axes : the oral tales of adults and writings produced by students 10-15 years of the School Dona Joana Pereira of the Virgin , situated in the very main community .The authors used in this monograph are: Sousa and Velasco (2007 ), Rojo (2007, 2009), Bortoni - Ricardo
( 2008-2005 ) , Caldart (2000 ) , Bagno (2007 ) among others. The research also includes the methodological contribution of Ethnography , which generated written data records collected in the field . Presents a brief history of the struggle of the social movements of the field by a Rural Education in the country. And contributes as registry traditional, cultural and linguistic memory of a peasant society that welcomes diversity of subjects that propose the cultural work in school as a teaching resource in support of Vão de Almas community. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2014. |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura
|