Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10009
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ JosinaPereiraDaSilva.pdf374,05 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSousa, Rosineide Magalhães de-
dc.contributor.authorSilva, Josina Pereira Da-
dc.identifier.citationSILVA, Josina Pereira Da. As fábulas Kalunga na Comunidade Vão de Alma: um estudo de caso na Escola Dona Joana Pereira das Virgens. 2014. 60 f. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2014.en
dc.description.abstractEste trabalho investiga o gênero Fábula na comunidade Vão de Almas – Go a partir de dois eixos: as fábulas orais dos adultos e as escritas produzidas por alunos de 10 a 15 anos da Escola Dona Joana Pereira das Virgens, situado na própria comunidade.Os principais autores utilizados nesta monografia são: Sousa e Velasco(2007), Rojo(2007, 2009), Bortoni-Ricardo (2008,2005), Caldart(2000), Bagno (2007) entre outros. A pesquisa também conta com a contribuição metodológica da Etnografia, que gerou dados escritos de registros coletados em campo. Apresenta um breve histórico sobre a luta dos movimentos sociais do campo por uma Educação do Campo no país. E contribui como registro de memória tradicional, cultural e linguístico de uma sociedade camponesa que acolhe a diversidade de sujeitos que propõem o trabalho cultural na escola como apoio de recurso pedagógico da comunidade Vão de Almas.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordFábulas brasileirasen
dc.subject.keywordComunidades agrícolasen
dc.subject.keywordEducação do campoen
dc.subject.keywordCultura popularen
dc.titleAs fábulas Kalunga na Comunidade Vão de Alma : um estudo de caso na Escola Dona Joana Pereira das Virgensen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2015-03-23T14:39:04Z-
dc.date.available2015-03-23T14:39:04Z-
dc.date.issued2015-03-23T14:39:04Z-
dc.date.submitted2014-12-02-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/10009-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1This work investigates the Fable kind in Vão de Almas community from two axes : the oral tales of adults and writings produced by students 10-15 years of the School Dona Joana Pereira of the Virgin , situated in the very main community .The authors used in this monograph are: Sousa and Velasco (2007 ), Rojo (2007, 2009), Bortoni - Ricardo ( 2008-2005 ) , Caldart (2000 ) , Bagno (2007 ) among others. The research also includes the methodological contribution of Ethnography , which generated written data records collected in the field . Presents a brief history of the struggle of the social movements of the field by a Rural Education in the country. And contributes as registry traditional, cultural and linguistic memory of a peasant society that welcomes diversity of subjects that propose the cultural work in school as a teaching resource in support of Vão de Almas community.-
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons