Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9994
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ClautidesLeiteGuimaraesBarros.pdf298,64 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel do gestor na mediação das relações no contexto escolar
Autor(es): Barros, Clautides Leite Guimarães
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Assunto: Gestor escolar
Gestão escolar democrática
Mediação de conflitos
Ambiente de sala de aula
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 19-Mar-2015
Referência: BARROS, Clautides Leite Guimarães. O papel do gestor na mediação das relações no contexto escolar. 2014. 51 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esta pesquisa pretendeu investigar o papel do gestor como mediador das relações interpessoais no ambiente escolar e as implicações dos conflitos que permeiam as relações de toda a comunidade escolar, e em especial realizar uma autoanálise sobre a minha prática como gestora de uma Escola Classe do DF. Pretendeu-se ainda, refletir sobre o papel do gestor, enquanto agente de mudanças na comunidade local, levando em conta as questões pedagógicas, financeiras e administrativas, visando à plena participação de todos os envolvidos nas tomadas de decisões, que favorecem o efetivo trabalho da escola. A metodologia de pesquisa utilizada aconteceu sob dois campos distintos: o empírico, que implicou na confrontação com a experiência, o desconhecido e o contraditório e pesquisa teórica- bibliográfica, visando o confronto entre ambas. As questões empíricas tiveram como base, a minha vivência como gestora e os questionários aplicados à comunidade escolar. O método de análise foi qualitativo, considerando que houve a participação dos integrantes do processo educacional. Os resultados obtidos nesta análise enfatizaram a importância da gestão democrática para a melhoria da qualidade da educação e na resolução de conflitos na escola, mostrou que houve avanços neste sentido, mas ainda há necessidade de se continuar essas discussões. No entanto, entendeu-se que os espaços de discussões estão sendo ampliados na busca por uma gestão efetivamente democrática, condição fundamental para a melhoria da qualidade do ensino e na mediação de conflitos que possam acontecer na Instituição Escolar.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons