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dc.contributor.advisorSilva, Edileuza Fernandes da-
dc.contributor.authorBarros, Clautides Leite Guimarães-
dc.identifier.citationBARROS, Clautides Leite Guimarães. O papel do gestor na mediação das relações no contexto escolar. 2014. 51 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.en
dc.description.abstractEsta pesquisa pretendeu investigar o papel do gestor como mediador das relações interpessoais no ambiente escolar e as implicações dos conflitos que permeiam as relações de toda a comunidade escolar, e em especial realizar uma autoanálise sobre a minha prática como gestora de uma Escola Classe do DF. Pretendeu-se ainda, refletir sobre o papel do gestor, enquanto agente de mudanças na comunidade local, levando em conta as questões pedagógicas, financeiras e administrativas, visando à plena participação de todos os envolvidos nas tomadas de decisões, que favorecem o efetivo trabalho da escola. A metodologia de pesquisa utilizada aconteceu sob dois campos distintos: o empírico, que implicou na confrontação com a experiência, o desconhecido e o contraditório e pesquisa teórica- bibliográfica, visando o confronto entre ambas. As questões empíricas tiveram como base, a minha vivência como gestora e os questionários aplicados à comunidade escolar. O método de análise foi qualitativo, considerando que houve a participação dos integrantes do processo educacional. Os resultados obtidos nesta análise enfatizaram a importância da gestão democrática para a melhoria da qualidade da educação e na resolução de conflitos na escola, mostrou que houve avanços neste sentido, mas ainda há necessidade de se continuar essas discussões. No entanto, entendeu-se que os espaços de discussões estão sendo ampliados na busca por uma gestão efetivamente democrática, condição fundamental para a melhoria da qualidade do ensino e na mediação de conflitos que possam acontecer na Instituição Escolar.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordGestor escolaren
dc.subject.keywordGestão escolar democráticaen
dc.subject.keywordMediação de conflitosen
dc.subject.keywordAmbiente de sala de aulaen
dc.titleO papel do gestor na mediação das relações no contexto escolaren
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2015-03-19T20:12:19Z-
dc.date.available2015-03-19T20:12:19Z-
dc.date.issued2015-03-19T20:12:19Z-
dc.date.submitted2014-07-26-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/9994-
dc.language.isoPortuguêsen
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