Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9972
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_IolandaJuliaOliveiraGoncalves.pdf917,41 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A galinha pintadinha e sua turma na aula de música : um estudo do DVD volume 1
Autor(es): Gonçalves, Iolanda Júlia Oliveira
Orientador(es): Fialho, Vania Malagutti
Assunto: Música e crianças
Canções infantis
Material didático
Data de apresentação: 19-Nov-2014
Data de publicação: 18-Mar-2015
Referência: GONÇALVES, Iolanda Júlia Oliveira. A galinha pintadinha e sua turma na aula de música: um estudo do DVD volume 1. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Ipatinga-MG, 2014.
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo desenvolver uma análise do DVD “A Galinha Pintadinha” volume 1. A análise contemplou a descrição de cada letra das canções compostas no DVD, atentando para as possíveis interpretações, os arranjos e sua estrutura musical, bem como timbre de voz cantada, dos instrumentos tocados, os possíveis ritmos. Nesse sentido, levou em conta a relação do complexo imagem-som-movimento de cada música, considerando as ideias de autores que escrevem sobre a temática mídia e criança. Ao discutir cada música do DVD, mencionou-se também ideias de atividades pedagógico-musicais para as aulas de Musicalização. O fenômeno da Galinha Pintadinha teve início no ano de 2006 com o objetivo de encantar crianças com animações em vídeo e canções populares infantis. No campo da Educação Musical estudos como estes se justificam pelo entendimento de que o professor de música precisa considerar as vivências musicais de seus alunos. O trabalho foi desenvolvido a partir da análise de conteúdo, que segundo Bardin (1977), é um conjunto de técnicas de investigação que, se aplicam a uma descrição diversificada do conteúdo e tem por intenção a interpretação das informações. Os resultados apontam que a música como linguagem tem muito a contribuir com a expressividade da criança através das manifestações/produções sonoras, movimentos corporais, canto e ritmos que utilizam os sentidos humanos, fazendo com que ela se perceba como ser individual e social, e assim modifique suas relações interpessoais. O uso do DVD em aulas de música pode ser um aliado do professor podendo ser usado como apreciação e tendo-o como ponto de partida para atividades práticas com objetivos pedagógico-musicais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2014.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons