Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9893
Arquivos neste item:
não há arquivos associados a esse item.
Título: Reflexos da liderança na motivação para o trabalho em uma organização pública militar
Autor(es): Barbosa, Suellen Avelar
Orientador(es): Câmara, Átila Rabelo Tavares da
Assunto: Liderança
Gestão de pessoas
Motivação no trabalho
Data de apresentação: 10-Fev-2015
Data de publicação: 10-Mar-2015
Referência: BARBOSA, Suellen Avelar. Reflexos da liderança na motivação para o trabalho em uma organização pública militar. 2015. 100 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração Pública)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O objetivo desse estudo é analisar os reflexos da liderança em relação aos colaboradores da Organização Alfa e quais são os impactos percebidos para o desempenho de seu trabalho neste ambiente institucional. A partir disso, baseando-se nas relações sociais existentes na organização analisada, são definidos alguns aspectos que tratam da liderança relacionada com a motivação, e que serão analisados com a finalidade de constatar as diferença das percepções entre líderes e colaboradores. Com base nos estudos de Hersey e Blanchard (1986), Chiavenato (2007), Lacombe e Heilborn (2008), e Gil (1946), são apresentados os conceitos de liderança e motivação, além de descrever a abordagem dos estilos de liderança e as teorias sobre motivação. A análise foi caracterizada como exame censitário, foram entrevistados os dois líderes da Organização Alfa, e o questionário foi aplicado aos 33 colaboradores que estavam em sede no período analisado. Foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, com uso de um roteiro semiestruturado de entrevistas, e também quantitativa, através da aplicação de um questionário. Os principais resultados obtidos com a análise da categorização de aspectos relevantes ao tema, apontam que os líderes da Organização Alfa tem percepções distintas dos colaboradores. Por fim, conclui-se que o estilo de liderança exercido pelos gestores reflete nos colaboradores despertando indiferença e imparcialidade quanto aos aspectos motivacionais analisados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Diretoria de Educação a Distância, Universidade Aberta do Brasil, Programa Nacional de Formação em Administração Pública, Universidade de Brasília, 2015.
Aparece na Coleção:Administração Pública



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons