Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9863
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_RenatoCardosoBezerraFilho.pdf1,62 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O prazo prescricional da pretensão indenizatória pela desapropriação indireta : a releitura da Súmula no 119 do Superior Tribunal de Justiça à luz do Código Civil de 2002
Autor(es): Bezerra Filho, Renato Cardoso
Orientador(es): Maia Filho, Mamede Said
Assunto: Direito de propriedade
Desapropriação
Indenização
Data de apresentação: 8-Dez-2014
Data de publicação: 9-Mar-2015
Referência: BEZERRA FILHO, Renato Cardoso. O prazo prescricional da pretensão indenizatória pela desapropriação indireta: a releitura da Súmula no 119 do Superior Tribunal de Justiça à luz do Código Civil de 2002. 2014. 78 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A desapropriação indireta é um tema bastante em voga em nosso Direito Administrativo, posto que é uma construção pretoriana pela ausência de regulamentação legal, e que enseja inúmeras divergências doutrinárias e jurisprudenciais, destacando-se a questão da prescrição da pretensão indenizatória pelo apossamento administrativo. Acontece que o Superior Tribunal de Justiça, em decisão recente, firmou nova orientação, promovendo a releitura de um entendimento já sumulado à luz do ordenamento jurídico vigente. É nesse contexto que se insere o presente trabalho, que pretende, em linhas gerais, abordar os principais aspectos sobre essa questão.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2014.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons