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Título: Investigação experimental de esforços aerodinâmicos em retrovisores automotivos
Autor(es): Caixeta, Luiz Gustavo da Rocha
Orientador(es): Oliveira, Thiago Fernandes
Assunto: Automóveis - equipamentos e acessórios
Balança de túnel de vento
Data de apresentação: 18-Nov-2014
Data de publicação: 3-Fev-2015
Referência: CAIXETA, Luiz Gustavo da Rocha. Investigação experimental de esforços aerodinâmicos em retrovisores automotivos. 2014. 70 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho apresenta um breve estudo sobre esforços aerodinâmicos em retrovisores automotivos. Inicialmente, o projeto reconstrói e calibra a balança de túnel de vento. Ao revitalizar a balança, o mecanismo analógico de aquisição de força de arrasto foi transformado em um mecanismo digital, por meio de célula de carga, composta por extensômetros, e aquisitada por um conjunto NIcDAQ/ NI9237 e um computador equipado com o software LabVIEW. Para a validação da reconstrução da balança foram realizados ensaios em um perfil cilíndrico e em um aerofólio NACA 0012 e comparados os resultados experimentais obtidos com a literatura. Após a validação, iniciou-se a fase de testes para verificar os esforços aerodinâmicos em retrovisores. A fim de consolidar a análise, foram realizados testes em diferentes modelos de retrovisores, confrontando-os a cópias planas em MDF. Os resultados trouxeram coeficientes de arrasto em números de Reynolds da ordem de 10⁵, comparados à literatura apresentaram similaridade.
Abstract: This paper presents a short study of aerodynamic loads in automotive side mirrors. At first, the project reconstructs and calibrates the wind tunnel scale. To revive the scale, the analog acquisition of drag force was transformed to digital with strain gauges linked a NIcDAQ / NI9237 and a computer equipped with the LabVIEW software. To validate the reconstruction of the scale, tests were performed in a cylinder and a airfoil NACA 0012, the experimental data were compared with the results in the literature. After validation, began the testing phase to verify the aerodynamic loads in side mirrors. Tests were performed on different models of side mirrors, comparing them to flat copies made of MDF. The results showed drag coefficients with Reynolds number of 10⁵ order, showing similarity with the literature.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia Automotiva, 2014.
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