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Título: A era dos smartphones : um estudo exploratório sobre o uso dos smartphones no Brasil
Autor(es): Coutinho, Gustavo Leuzinger
Orientador(es): Dantas, Edmundo Brandão
Assunto: Smartphones
Redes sociais on-line
Relacionamentos interpessoais
Mobile marketing
Mobile commerce
Data de apresentação: 25-Nov-2014
Data de publicação: 20-Jan-2015
Referência: COUTINHO, Gustavo Leuzinger. A era dos smartphones: um estudo exploratório sobre o uso dos smartphones no Brasil. 2014. 60 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Desde o surgimento dos smartphones, muita coisa mudou, dentre elas, o modo de se comunicar e se relacionar em sociedade. Este trabalho buscou traçar um paralelo entre o surgimento da tecnologia mobile, especificamente, dos smartphones, com o uso que vem sendo feito destes aparelhos e seus respectivos impactos, em seguida, analisando como empresas tem se adaptado a essa nova realidade. Cruzaram-se dados secundários de pesquisa relacionados ao uso dos smartphones com os conceitos de convergência midiática, redes sociais, transmídia, crossmídia e cibercultura para traçar o perfil dos usuários de smartphone no Brasil e o impacto por eles causado, analisando ainda como se dão os relacionamentos interpessoais por meio destes aparelhos. Por fim, analisou-se as estratégias de mobile marketing e de mobile commerce para entender como empresas se inseriram na lógica da mobilidade. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
Since the arrival of smartphones, a lot have changed and, among it, the way people communicate and relate with others. This work attempts to draw a parallel between smartphones technology with the their use impacts, also, trying to understand how some enterprises are adapting to them. We have crossed data from research institutes related to smartphone use with the concepts of media convergence, social networks, transmedia, crossmedia and ciberculture to trace the profile of Brazilians smartphone users and the following impacts on their lives, analyzing, as well, how people are using these phones capabilities in their personal relationships. Finally, we have analyzed both strategies of mobile marketing and mobile commerce to describe the way enterprises are shifting the way they communicate to adapt to this new reality.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2014.
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