Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9405
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_GustavoLeuzingerCoutinho.pdf3,29 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDantas, Edmundo Brandão-
dc.contributor.authorCoutinho, Gustavo Leuzinger-
dc.identifier.citationCOUTINHO, Gustavo Leuzinger. A era dos smartphones: um estudo exploratório sobre o uso dos smartphones no Brasil. 2014. 60 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2014.en
dc.description.abstractDesde o surgimento dos smartphones, muita coisa mudou, dentre elas, o modo de se comunicar e se relacionar em sociedade. Este trabalho buscou traçar um paralelo entre o surgimento da tecnologia mobile, especificamente, dos smartphones, com o uso que vem sendo feito destes aparelhos e seus respectivos impactos, em seguida, analisando como empresas tem se adaptado a essa nova realidade. Cruzaram-se dados secundários de pesquisa relacionados ao uso dos smartphones com os conceitos de convergência midiática, redes sociais, transmídia, crossmídia e cibercultura para traçar o perfil dos usuários de smartphone no Brasil e o impacto por eles causado, analisando ainda como se dão os relacionamentos interpessoais por meio destes aparelhos. Por fim, analisou-se as estratégias de mobile marketing e de mobile commerce para entender como empresas se inseriram na lógica da mobilidade. __________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractSince the arrival of smartphones, a lot have changed and, among it, the way people communicate and relate with others. This work attempts to draw a parallel between smartphones technology with the their use impacts, also, trying to understand how some enterprises are adapting to them. We have crossed data from research institutes related to smartphone use with the concepts of media convergence, social networks, transmedia, crossmedia and ciberculture to trace the profile of Brazilians smartphone users and the following impacts on their lives, analyzing, as well, how people are using these phones capabilities in their personal relationships. Finally, we have analyzed both strategies of mobile marketing and mobile commerce to describe the way enterprises are shifting the way they communicate to adapt to this new reality.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordSmartphonesen
dc.subject.keywordRedes sociais on-lineen
dc.subject.keywordRelacionamentos interpessoaisen
dc.subject.keywordMobile marketingen
dc.subject.keywordMobile commerceen
dc.titleA era dos smartphones : um estudo exploratório sobre o uso dos smartphones no Brasilen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2015-01-20T14:13:43Z-
dc.date.available2015-01-20T14:13:43Z-
dc.date.issued2015-01-20T14:13:43Z-
dc.date.submitted2014-11-25-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/9405-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons