Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9325
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LucimereMariaCoelhoPaganotto.pdf332,01 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação na educação infantil : o que temos e o que queremos
Autor(es): Paganotto, Lucimere Maria Coelho
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Assunto: Aprendizagem - avaliação
Educação de crianças
Aprendizagem
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 8-Jan-2015
Referência: PAGANOTTO, Edileuza Fernandes da. Avaliação na educação infantil: o que temos e o que queremos. 2013. 35 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A presente monografia apresenta reflexões a respeito da avaliação das aprendizagens, em especial, a desenvolvida na educação infantil, período escolar em que atuo atualmente. O foco central consiste em analisar a prática avaliativa de uma professora do 2º período de um Centro de Educação Infantil da Rede de Ensino Público do Distrito Federal, buscando verificar em que medida ela está sendo utilizada como fonte impulsionadora do processo e desenvolvimento da aprendizagem das crianças. Neste sentido, pela característica da pesquisa, o estudo trouxe à tona as ideias acerca do papel que a avaliação exerce no trabalho pedagógico desenvolvido na educação Infantil. Os dados foram coletados em campo e analisados sob a luz de teóricos como Bloom, Hastings e Madaus (1983), entre outros, que afirmam que a avaliação deve funcionar como um subsídio para a aprendizagem e deve ocorrer durante todo o processo de ensino. Buscou-se observar e analisar se a professora interlocutora do estudo tem consciência da importância da avaliação formativa nesta fase da infância, quais procedimentos e instrumentos utiliza em sua sala de aula, assim como os critérios que adota para avaliar seus educandos. A pesquisa possibilitou perceber que a docente pesquisada tem consciência do valor da avaliação para o desenvolvimento dos discentes, buscando sempre motivar os alunos e promover atividades que despertam seus interesses, possibilitando assim uma educação de qualidade.
Informações adicionais: Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons