Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9291
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_RosineideComesNeves.pdf2,02 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLima, Erisevelton Silva-
dc.contributor.authorNeves, Rosineide Comes-
dc.identifier.citationNEVES, Rosineide Comes. O compromisso do gestor escolar com o ensino de qualidade e os fatores intervenientes desse processo. 2014. vii, 53 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.en
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi o de compreender os fatores determinantes que podem facilitar ou dificultar o processo de ensino-aprendizagem da Escola Classe Amor e Fé (fictício). A metodologia utilizada para alcançá-lo foi consultas às obras bibliográficas; pesquisas via internet; trabalhos acadêmicos; estudos de caso, que abordavam o compromisso do gestor escolar com o ensino de qualidade no ambiente escolar e os fatores intervenientes desse processo. A abordagem metodológica foi qualitativa e teve por objetivo compreender e comprovar as opiniões e entendimento individuais dos pesquisados. Os resultados evidenciaram as estratégias pedagógicas desenvolvidas na instituição escolar, suas implicações na aprendizagem dos alunos e a implementação de práticas pedagógicas emancipatórias, bem como a participação dos profissionais de educação no processo ensino aprendizagem e como se dá o envolvimento da família no processo de educação de seus filhos. Nesse contexto o papel do gestor pedagógico foi o de promover a organização, a mobilização e a articulação das condições materiais e humanas necessárias para garantir a efetividade do processo ensino-aprendizagem.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordGestor escolaren
dc.subject.keywordEducação - participação dos paisen
dc.subject.keywordAprendizagemen
dc.subject.keywordPráticas pedagógicasen
dc.titleO compromisso do gestor escolar com o ensino de qualidade e os fatores intervenientes desse processoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2015-01-06T17:19:59Z-
dc.date.available2015-01-06T17:19:59Z-
dc.date.issued2015-01-06T17:19:59Z-
dc.date.submitted2014-07-26-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/9291-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons