Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9128
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ShirleyMariaLeontinaQuintao.pdf628,61 kBAdobe PDFver/abrir
2014_ShirleyMariaLeontinaQuintao_banner.pdf372,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância da atuação do gestor educacional nas práticas pedagógicas
Autor(es): Quintão, Shirley Maria Leontina
Orientador(es): Lima, Erisevelton Silva
Assunto: Gestor escolar
Práticas pedagógicas
Fracasso escolar
Gestão escolar
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 7-Dez-2014
Referência: QUINTÃO, Shirley Maria Leontina. A importância da atuação do gestor educacional nas práticas pedagógicas. 2014. 56 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o papel do Gestor Escolar com as práticas pedagógicas do Centro de Ensino Fundamental Três Irmãos (fictício), no sentido de viabilizar as aprendizagens dos alunos e como objetivos específicos busca analisar a gênese da gestão escolar; caracterizar o processo de ensino-aprendizagem; identificar os principais fatores que ocasionam o fracasso escolar e a responsabilidade do gestor diante do problema. A pesquisa ocorreu em uma escola pública localizada no Recando das Emas - Distrito Federal, e foi realizada por meio da utilização de questionários, compostos por questões abertas e fechadas, o qual foi aplicado a gestores, professores, supervisores, coordenadores, professores, pais e alunos da escola investigada. Os resultados da pesquisa revelam que o gestor deve buscar equilibrar o trabalho pedagógico e administrativo da escola, assim como, garantir uma gestão participativa e democrática por intermédio de sua liderança, para que seja possível promover a melhoria do ensino e da educação. Os dados indicam, ainda, que o fracasso escolar é responsabilidade de todos os agentes envolvidos no processo educativo, que é possível trabalhar com a organização escolar em Ciclos de Aprendizagem e Progressão Continuada com êxito e colaborar para a formação plena dos alunos. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work aims to analyze the role of the School Manager with the pedagogical practices of the Center Elementary School Three Brothers, to facilitate student learning and specific objectives we seek to analyze the genesis of school management; characterize the process of teaching and learning; identify the main factors that cause school failure and the responsibility of the manager on the problem. The research took place in a public school located in Recanto Emas - Federal District - and was conducted through the use of questionnaires consisting of open and closed questions, which was applied to managers, teachers, supervisors, coordinators, teachers, parents and school students investigated. The survey results reveal that the manager should seek to balance the educational and administrative work of the school, as well as ensure a participatory and democratic management through its leadership, so that you can promote the improvement of teaching and education. The data also indicate that school failure is the responsibility of all stakeholders in the educational process and that you can work with the school organization in Cycles of Learning and Continuing Progression successfully and collaborate to the full development of the students.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons