Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/9127
Título: | Escola seriada x escola organizada em ciclos : desafios e possibilidades |
Autor(es): | Souza, Emerson Lopes Siqueira de |
Orientador(es): | Lima, Erisevelton Silva |
Assunto: | Escola em ciclos Avaliação educacional Currículo escolar |
Data de apresentação: | 26-Jul-2014 |
Data de publicação: | 7-Dez-2014 |
Referência: | SOUZA, Emerson Lopes Siqueira de. Escola seriada x escola organizada em ciclos: desafios e possibilidades. 2014. 66 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Esta monografia teve como objetivo geral pesquisar qual seria a melhor estratégia para organizar os alunos em uma escola em ciclos. Com isso problema de pesquisa abordou três objetivos específicos: Identificar as potencialidades e fragilidades da escola organizada em ciclos, analisar e comparar os objetivos da avaliação na seriação e nos ciclos e reorganizar a matriz curricular para contemplar o sistema de ciclos. O processo de investigação desenvolveu-se através do estudo de bibliografias construídas a partir de pesquisas e estudos sobre os ciclos de aprendizagem. A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa qualitativa e como instrumentos de investigação foram usados questionários com questões abertas, múltipla escolha e fechadas para cada segmento da comunidade escolar. Com a pesquisa realizada nesta monografia nota-se que uma das dificuldades em se implantar novas estratégias de ensino é a falta de infraestrutura das escolas e talvez a principal barreira para promover um trabalho pedagógico diferenciado e a falta de recursos humanos. Para tanto este trabalho mostrou que não há uma receita pronta de qual sistema de ensino é mais eficaz e nos direciona a perceber as mudanças no mundo a nossa volta e com isso devemos sim está sempre em constante evolução revendo os nossos conceitos e estratégias pedagógicas para proporcionarmos uma educação com qualidade a todos. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014. |
Aparece na Coleção: | Gestão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons