Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9116
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AdrianaCampelodeSousadaSilva.pdf600,2 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto político pedagógico : ferramenta no processo de autonomia e democratização da escola
Autor(es): Silva, Adriana Campêlo de Sousa da
Orientador(es): Freitas, Olga Cristina Rocha de
Assunto: Projeto político-pedagógico
Gestão escolar democrática
Avaliação institucional - escola
Data de apresentação: 25-Jul-2014
Data de publicação: 4-Dez-2014
Referência: SILVA, Adriana Campêlo de Sousa da. Projeto político pedagógico: ferramenta no processo de autonomia e democratização da escola. 2014. 43 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O Projeto Político Pedagógico – PPP é um documento utilizado dentro da escola, é elaborado com a participação e discussão dos diversos segmentos escolares buscando uma escola mais democrática. O PPP norteia todo o trabalho a ser desenvolvidos, nele estão contidos as metas, as ações e os recursos necessários para sua implantação. Identifica também as parcerias que poderão ser acionadas para alcançar os objetivos discriminados. Para tanto, neste contexto a equipe gestora tem um papel fundamental por meio de planejamentos trazendo para escola momentos de análise, reflexão e construção coletiva. Observando a importância da existência do PPP dentro da escola, surgiu o interesse de identificar como ocorre a participação de pais/responsável, professores na elaboração e implantação do PPP do Centro de Ensino Especial 02 de Ceilândia – CEE 02. Identificar se a equipe gestora considera as ponderações e sugestões propostas. A opção metodológica foi qualitativa, podendo assumir desafios que leva a pesquisa de campo a revisão ou a retomada inicial do problema sobre nova ótica. O tipo de pesquisa foi estudo de caso/pesquisa de campo. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionário. O público alvo foi 17 professores e 15 pais/responsáveis. O procedimento de coletas e análise de dados foi realizado por meio das respostas dos questionários aplicados. Com resultado da pesquisa pode observar que o PPP é um documento presente da escola e que na sua construção existe boa participação dos segmentos observados, mas ainda é necessário maior esforço em trazer e informar os segmentos de pais/responsáveis sobre esse processo de construção. Foi possível identificar também que a nomenclatura do PPP é de difícil entendimento por partes dos pais/responsáveis, que quando questionados sobre a existência e a sua participação no mesmo, houve necessidade de se explicar o seu significado.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons