Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/9076
Título: | Representação docente no conselho escolar : o caso de uma escola apartada da comunidade |
Autor(es): | Paixão, Gleice Aline Miranda da |
Orientador(es): | Freitas, Olga Cristina Rocha de |
Assunto: | Gestão escolar democrática Escolas públicas - participação da comunidade Conselho escolar |
Data de apresentação: | 26-Jul-2014 |
Data de publicação: | 3-Dez-2014 |
Referência: | PAIXÃO, Gleice Aline Miranda da. Representação docente no conselho escolar: o caso de uma escola apartada da comunidade. 2014. [39] f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | O presente trabalho apresenta a pesquisa realizada em uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal. Com a temática das instâncias colegiadas, procurou-se saber como está sendo a gestão da escola pública. E o primeiro entrave começou aqui: a escola está fisicamente separada da comunidade a qual se destina. Para fins da pesquisa, investigou-se com os representantes do segmento magistério como eles percebem a situação da escola e como fazem para seguir os princípios instituídos nas legislações que orientam para a democratização da gestão escolar. Dessa forma, tem-se neste trabalho o resultado de uma pesquisa realizada com um segmento da comunidade. Vale ressaltar que é o segmento que é maior representado em termos numéricos e que participa diuturnamente da dinâmica da escola. Muito embora, as conclusões da pesquisa apresentam resultados que afirmam que essa participação não está ainda em consonância com o que preceitua uma gestão democrática. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação,
Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal,
Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014. |
Aparece na Coleção: | Gestão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons