Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9076
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_GleiceAlineMirandadaPaixao.pdf128,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Representação docente no conselho escolar : o caso de uma escola apartada da comunidade
Autor(es): Paixão, Gleice Aline Miranda da
Orientador(es): Freitas, Olga Cristina Rocha de
Assunto: Gestão escolar democrática
Escolas públicas - participação da comunidade
Conselho escolar
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 3-Dez-2014
Referência: PAIXÃO, Gleice Aline Miranda da. Representação docente no conselho escolar: o caso de uma escola apartada da comunidade. 2014. [39] f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho apresenta a pesquisa realizada em uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal. Com a temática das instâncias colegiadas, procurou-se saber como está sendo a gestão da escola pública. E o primeiro entrave começou aqui: a escola está fisicamente separada da comunidade a qual se destina. Para fins da pesquisa, investigou-se com os representantes do segmento magistério como eles percebem a situação da escola e como fazem para seguir os princípios instituídos nas legislações que orientam para a democratização da gestão escolar. Dessa forma, tem-se neste trabalho o resultado de uma pesquisa realizada com um segmento da comunidade. Vale ressaltar que é o segmento que é maior representado em termos numéricos e que participa diuturnamente da dinâmica da escola. Muito embora, as conclusões da pesquisa apresentam resultados que afirmam que essa participação não está ainda em consonância com o que preceitua uma gestão democrática.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons