Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/9018
Título: O luto em Nove, Novena : a po(ética) da despedida
Autor(es): Costa, Izabella Verônica Cardoso da
Orientador(es): Eyben, Piero Luis Zanetti
Assunto: Lins, Osman da Costa, 1924-1978
Nove, Novena (1966) - romance
Literatura brasileira
Luto
Poética do luto
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 17-Nov-2014
Referência: COSTA, Izabella Verônica Cardoso da. O luto em Nove, Novena: a po(ética) da despedida. 2014. [23] f. Monografia (Licenciatura em Letras Português)-Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente artigo propõe-se a desenvolver um estudo da poética do luto e da temporalidade do ser, na obra Nove, novena, de Osman Lins. Com foco na representação literária da mortalidade do ser, de sua temporalidade outra, como resposta à morte iminente em seu rosto. Levando em consideração a discussão filosófica acerca da infinita responsabilidade ética implicada na relação com qualquer outro e da Negatividade implícita em toda presença, origem do pensamento e da linguagem. Colocar-se-á também sob análise a natureza da memória como o autêntico lugar do velório e enterro do ente. Serão analisados mais profundamente alguns excertos das narrativas: “Pentágono de Hahn”; “Retábulo de Santa Joana Carolina”; e “Perdidos e Achados”, para a elucidação das metáforas do luto no texto. Este artigo compor-se-á tendo como justificativa a apresentação, nos discursos das personagens e na obra como um todo, dos símbolos que remetem ao silenciamento do ser em sua morte e ao testemunho desta morte, que evoca já a palavra, para dar corpo à memória.
Informações adicionais: Monografia (graduação)-Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2014.
Aparece na Coleção:Letras - Português

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_IzabellaVerônicaCardosodaCosta.pdf163.11 kBAdobe PDFver/abrir


Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons