Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8944
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_CarlosViniciusCastrodeAlmeida_VanessaRibeirodeSousaTeixeira.pdf529,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O ensino de Geografia na EJA : a construção da cidadania e o sucesso escolar
Autor(es): Almeida, Carlos Vinícius Castro de
Teixeira, Vanessa Ribeiro de Sousa
Orientador(es): Fernandes, Maria Lídia Bueno
Coorientador(es): Vieira, Núbia Jane Freire
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : 3º Segmento : Geografia
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Geografia - estudo e ensino
Cidadania
Sucesso escolar
Intervenção pedagógica
Data de apresentação: Abr-2014
Data de publicação: 12-Nov-2014
Referência: ALMEIDA, Carlos Vinícius Castro de; TEIXEIRA, Vanessa Ribeiro de Sousa. O ensino de Geografia na EJA: a construção da cidadania e o sucesso escolar. 2014. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.
Resumo: O Projeto de Intervenção Local – PIL, tem por objetivo desenvolver uma proposta interventiva que oportunize a construção e a prática da cidadania a partir das aulas de Geografia no Centro Educacional Fercal, envolvendo a Educação de Jovens e Adultos, num trabalho de valorização da vida social dos alunos. O projeto envolve alguns membros da comunidade escolar e extraescolar, na construção e prática da cidadania, propondo ações alternativas que viabilizem o ensino da Geografia no auxílio aos educandos, na assiduidade e no sucesso escolar. O referido projeto foi idealizado como resposta às questões relacionadas aos problemas sociais existentes na comunidade que, com pouco acesso à saúde, ao transporte, ao lazer, ao trabalho digno e consequentemente a uma educação de qualidade, justificam o alto índice de evasão escolar observados especialmente no CED Fercal. O projeto tem como objetivo viabilizar alternativas para desenvolver uma educação voltada para a construção de uma nova cidadania, em que os educandos se tornem sujeitos mais críticos na construção de valores, comportamentos e atitudes. Sabemos que a escola sozinha não dá conta da tarefa de formar o cidadão, mas ela pode contribuir para a formação da cidadania democrática. Isso resulta em oferecer solução a um comportamento mais centrado na assiduidade e um possível sucesso escolar nas classes de EJA, como fonte de mudanças nos paradigmas da vida do educando, oferecendo meios para transformar a realidade em que ele está inserido com os demais membros da mesma.
Abstract: The Draft Local Intervention - PIL , aims to develop an interventional proposal further opportunity to build and practice of citizenship from geography lessons in Fercal Educational Center , involving the Education of Youth and Adults , a work of enhancing the social life of students . The project involves some members of the school and extra school community , construction and practice of citizenship , proposing alternative actions that facilitate the teaching of Geography in aid to students in attendance and school success. This project was conceived as a response to issues related to social problems in the community , with little access to health , transport , leisure, decent work and consequently the quality education , justifying the high dropout rate observed especially Fercal in CED . This will be the focus of our investigation. The project aims to develop a viable alternative for a new citizenship education , where students become more critical subjects in the construction of values , behaviors and attitudes . We know that the school alone can not cope with the task of forming a citizen , but it can contribute to the formation of democratic citizenship . This results in providing solution to a more centered behavior in school attendance and a possible success in adult education classes , as a source of change in the paradigms of life of the student , providing the means to transform reality in which it is inserted with the other members of the same .
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2013-2014.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons