Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8944
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_CarlosViniciusCastrodeAlmeida_VanessaRibeirodeSousaTeixeira.pdf529,92 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFernandes, Maria Lídia Bueno-
dc.contributor.authorAlmeida, Carlos Vinícius Castro de-
dc.contributor.authorTeixeira, Vanessa Ribeiro de Sousa-
dc.identifier.citationALMEIDA, Carlos Vinícius Castro de; TEIXEIRA, Vanessa Ribeiro de Sousa. O ensino de Geografia na EJA: a construção da cidadania e o sucesso escolar. 2014. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2013-2014.en
dc.description.abstractO Projeto de Intervenção Local – PIL, tem por objetivo desenvolver uma proposta interventiva que oportunize a construção e a prática da cidadania a partir das aulas de Geografia no Centro Educacional Fercal, envolvendo a Educação de Jovens e Adultos, num trabalho de valorização da vida social dos alunos. O projeto envolve alguns membros da comunidade escolar e extraescolar, na construção e prática da cidadania, propondo ações alternativas que viabilizem o ensino da Geografia no auxílio aos educandos, na assiduidade e no sucesso escolar. O referido projeto foi idealizado como resposta às questões relacionadas aos problemas sociais existentes na comunidade que, com pouco acesso à saúde, ao transporte, ao lazer, ao trabalho digno e consequentemente a uma educação de qualidade, justificam o alto índice de evasão escolar observados especialmente no CED Fercal. O projeto tem como objetivo viabilizar alternativas para desenvolver uma educação voltada para a construção de uma nova cidadania, em que os educandos se tornem sujeitos mais críticos na construção de valores, comportamentos e atitudes. Sabemos que a escola sozinha não dá conta da tarefa de formar o cidadão, mas ela pode contribuir para a formação da cidadania democrática. Isso resulta em oferecer solução a um comportamento mais centrado na assiduidade e um possível sucesso escolar nas classes de EJA, como fonte de mudanças nos paradigmas da vida do educando, oferecendo meios para transformar a realidade em que ele está inserido com os demais membros da mesma.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordGeografia - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordCidadaniaen
dc.subject.keywordSucesso escolaren
dc.subject.keywordIntervenção pedagógicaen
dc.titleO ensino de Geografia na EJA : a construção da cidadania e o sucesso escolaren
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2014-11-12T12:13:43Z-
dc.date.available2014-11-12T12:13:43Z-
dc.date.issued2014-11-12T12:13:43Z-
dc.date.submitted2014-04-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8944-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.contributor.advisorcoVieira, Núbia Jane Freire-
dc.description.abstract1The Draft Local Intervention - PIL , aims to develop an interventional proposal further opportunity to build and practice of citizenship from geography lessons in Fercal Educational Center , involving the Education of Youth and Adults , a work of enhancing the social life of students . The project involves some members of the school and extra school community , construction and practice of citizenship , proposing alternative actions that facilitate the teaching of Geography in aid to students in attendance and school success. This project was conceived as a response to issues related to social problems in the community , with little access to health , transport , leisure, decent work and consequently the quality education , justifying the high dropout rate observed especially Fercal in CED . This will be the focus of our investigation. The project aims to develop a viable alternative for a new citizenship education , where students become more critical subjects in the construction of values , behaviors and attitudes . We know that the school alone can not cope with the task of forming a citizen , but it can contribute to the formation of democratic citizenship . This results in providing solution to a more centered behavior in school attendance and a possible success in adult education classes , as a source of change in the paradigms of life of the student , providing the means to transform reality in which it is inserted with the other members of the same .-
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : 3º Segmento : Geografiaen
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons