Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8919
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JoanaMonteiroZeymerNakano.pdf301,63 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A percepção dos professores quanto a participação e ausência da família na vida escolar das crianças
Autor(es): Nakano, Joana Monteiro Zeymer
Orientador(es): Duarte, Juliana Fonseca
Assunto: Acompanhamento familiar
Aprendizagem
Família e escola
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 10-Nov-2014
Referência: NAKANO, Joana Monteiro Zeymer. A percepção dos professores quanto a participação e ausência da família na vida escolar das crianças. 2013. 39 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A presente pesquisa surgiu de uma inquietação da pesquisadora em relação a ausência familiar na vida escolar dos alunos, para tanto a pesquisa objetivou identificar como os professores da Escola Classe 01 do Riacho Fundo II percebem tanto a participação familiar na vida escolar, quanto as causas e as consequências da ausência familiar na vida escolar dos alunos. Primeiramente a pesquisa fundamentou-se teoricamente nos autores Heloísa Szymanski (2007), Adriana Varani (2010), Bárbara Caiado Mendes (2010), José Reinaldo Alves (2010), dentre outros que embasam seus estudos e pesquisas na área educacional. Construído o referencial teórico, a pesquisa utilizou-se da abordagem qualitativa para a análise das informações obtidas por meio de questionário. Constatou-se que os professores da Escola Classe 01- Riacho Fundo II possuem experiência e sabem detectar os aspectos ligados à relação família versus escola, pois em suas respostas houve muitas consonâncias com o que os autores consultados relataram sobre tais aspectos, pois após a realização da pesquisa foi realizado um confronto entre as ideias dos autores consultados e as respostas dos professores pesquisados. Houve maior consonância, porém com as autoras Dessen e Polônia (2005), Maturano (1999) e Mendes (2010). Reconhecendo que a questão da ausência familiar na vida escolar dos alunos é um problema que acarreta vários outros problemas como o desinteresse com os estudos, a indisciplina, a falta de compromisso com os estudos, a dificuldade de aprendizagem e consequentemente o fracasso escolar. A pesquisa deixa claro que somente conhecer os aspectos da ausência familiar não resolve os problemas que lhe advém, mas já é um bom início, pois fornece caminhos por onde trilhar para a busca de soluções.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons