Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8891
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_GilbertoAlvesBarbosa.pdf473,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel da recuperação no processo avaliativo nas séries finais do ensino fundamental
Autor(es): Barbosa, Gilberto Alves
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Assunto: Ensino fundamental
Avaliação educacional
Recuperação escolar
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 4-Nov-2014
Referência: BARBOSA, Gilberto Alves. O papel da recuperação no processo avaliativo nas séries finais do ensino fundamental. 2013. 52 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados de um estudo, que buscou compreender qual o papel ocupado pela recuperação das aprendizagens no processo avaliativo desenvolvido em uma turma de 7º ano (6ª Série) do ensino fundamental na disciplina de Língua Portuguesa de uma escola pública do Distrito Federal. A investigação utilizou-se de uma abordagem qualitativa, cujos dados foram levantados por meio da aplicação de questionários aos alunos e à professora, participantes do estudo; de realização de entrevistas com os alunos e com a professora; de observações de aulas e da análise de documentos relacionados ao tema. As informações levantadas em campo foram analisadas à luz da teoria que fundamentou o estudo e concluiu que o processo de recuperação não tem conseguido alcançar seu objetivo maior de promover as aprendizagens dos estudantes por meio de intervenções que considerem as necessidades dos estudantes. Evidenciou ainda que os estudantes constituem um segmento ainda silenciado no contexto escolar, o que pode ser considerado um aspecto negativo diante das contribuições que poderiam ser por eles oferecidas.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons