Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/8873
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_EleniceVianaDosSantos.pdf537,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O projeto interventivo e o reagrupamento: aprendizagem impondo limites à heterogeneidade
Autor(es): Santos, Elenice Viana dos
Orientador(es): Duarte, Juliana Fonseca
Assunto: Intervenção pedagógica
Aprendizagem
Níveis de aprendizagem - heterogeneidade
Trabalho coletivo (Educação)
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 3-Nov-2014
Referência: SANTOS, Elenice Viana dos. O projeto interventivo e o reagrupamento aprendizagem impondo limites à heterogeneidade. 2013. 49 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A presente pesquisa apresenta, por meio da abordagem qualitativa, dados avaliativos sobre o Projeto Interventivo (PI) e o Reagrupamento Intraclasse (RI) realizados na Escola Classe 64 de Ceilândia, DF. Ambos são estratégias de intervenção pedagógica e princípios adotados pelo Bloco Inicial de Alfabetização (BIA), que corresponde ao 1º ciclo do ensino fundamental nas escolas públicas do Distrito Federal (DF), com a finalidade de atender aos diversos níveis de aprendizagem de estudantes agrupados em salas pelo critério etário, salvo raríssimas exceções. Diante da heterogeneidade apresentada em todas as turmas do bloco, o problema da pesquisa é posto ao pretender, por meio de três instrumentos de coleta de dados, analisar o quanto estas intervenções possibilitam aprendizagens a todos os estudantes. Para tanto se fez necessário conhecer como outros estados da federação que adotaram o sistema de ciclos se organizam para atender a heterogeneidade dos níveis de aprendizagem nas salas de aula. O que estabeleceu a escolha dos descritores desta pesquisa que tem como objetivos saber quais são as potencialidades e as fragilidades; quais as dificuldades encontradas na Escola Classe 64 de Ceilândia para a realização de tais ações e como os estudantes avaliam estes momentos. Os dados obtidos pelos instrumentos registro da observação e questionário foram cruzados entre si e analisados a partir do referencial teórico, o que permitiu compreender melhor e ampliar o campo conceitual sobre a problemática central que circunda o projeto interventivo e reagrupamento que depende, primordialmente, para cumprir a função de atenuar o gigantesco problema da heterogeneidade de níveis numa mesma turma, do grau de sistematização do trabalho coletivo.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons