Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8871
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FranciscaCeliaGuimaraesDeSousa.pdf222,03 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBarrenechea, Cristina Azra-
dc.contributor.authorSousa, Francisca Célia Guimarães de-
dc.identifier.citationSOUSA, Francisca Célia Guimarães de. O benefício da tecnologia como facilitadora da aprendizagem. 2013. 42 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.en
dc.description.abstractEsta pesquisa é o texto final do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica da Universidade de Brasília, na área de Mídia e Educação. A preocupação central deste trabalho foi investigar o uso das tecnologias como ferramenta de ensino aprendizagem. A escola se apresenta como ambiente capaz de fazer imergir a tecnologias a serviço de um procedimento de ensino em benefício da influência mútua dos alunos na sociedade da informação. Ao se utilizar mídias diferentes, que contribuem para a assimilação de um ambiente de comunicação, o computador e seus inúmeros recursos destaca-se como ferramenta diferenciada que pode facilitar o processo educacional. É descrita também uma metodologia de inclusão da tec.(tecnologia) como ferramentas facilitadoras da aprendizagem mostrando que podemos aproveitar a multiplicidade de facetas dessas ferramentas, proporcionando aprendizagem significativa e tornando os estudantes criativos e críticos. A pesquisa foi realizada com professores voluntários, que trabalham na Escola Classe 115 Norte. Escola da rede Pública do Distrito Federal. Utilizou-se questionário com questões fechadas e abertas. A metodologia empregada foi uma abordagem de cunho qualitativa e quantitativa, de natureza descritiva, apoiada em pesquisa de campo. Observa-se que a utilização da tecnologia como facilitadora da aprendizagem pode ser um diferencial ao ensino aprendizagem. __________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis research is the final text of the Specialization Course in Pedagogical Coordination of the University of Brasilia, in the area of Media and Education. The central concern of this study was to investigate the use of technology as a tool for teaching and learning. The school presents itself as an environment able to immerse technologies in the service of a teaching procedure for the benefit of the mutual influence of the students in the Information Society. When using different media, which contribute to the assimilation of a communication environment, the computer and its various features stands out as different tool that can facilitate the educational process. It also described a methodology for inclusion of tec. (Technology) as tools that facilitate learning by showing that we can take advantage of the multiple facets of these tools, providing meaningful learning and making students creative and critical. The research was conducted with volunteer teachers, who work in the School Class 115 North. Public school network of the Federal District. A questionnaire with closed and open questions. The methodology used was an approach to qualitative and quantitative nature, descriptive in nature, based on field research. It was observed that the use of technology as a facilitator of learning can make a difference to teaching and learning.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordMídia e educaçãoen
dc.subject.keywordAprendizagemen
dc.subject.keywordTecnologia na educaçãoen
dc.titleO benefício da tecnologia como facilitadora da aprendizagemen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2014-11-03T16:14:10Z-
dc.date.available2014-11-03T16:14:10Z-
dc.date.issued2014-11-03T16:14:10Z-
dc.date.submitted2013-05-18-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8871-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons