Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8867
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LucieneBatistaFigueredo.pdf178,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O trabalho pedagógico coletivo : o papel do coordenador pedagógico
Autor(es): Figueredo, Luciene Batista
Orientador(es): Duarte, Juliana Fonseca
Assunto: Desenvolvimento escolar
Aprendizagem
Coordenadores pedagógicos
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 3-Nov-2014
Referência: FIGUEIREDO, Luciene Batista. O trabalho pedagógico coletivo: o papel do coordenador pedagógico. 2013. 41 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta pesquisa surgiu da busca por sanar dificuldades e encontrar novas metodologias capazes de permitir a escola pesquisada um crescimento de todos os atores envolvidos. A pesquisa visualizou uma comunidade visando um único objetivo, alcançar o sucesso de alunos mediante a aprendizagem escolar disponibilizada pelas ações coletivas dentro da instituição. Onde o papel do coordenador pedagógico passou a ter fundamental importância e suas intervenções no contexto das dificuldades apresentadas também passando a ser o mediador das ações coletivas dentro da escola. Após análises entre a comunidade escolar foi evidenciando quais os aspectos eram preciso ser trabalhados dentro da escola pesquisada, sendo esta uma escola na zona rural no distrito de Garapuava. A busca iniciou-se pelo baixo rendimento que a escola apresentava. Sendo um dos principais motivos a rotatividade dos educadores. O currículo deixou de ser respeitado a partir do momento que essa rotatividade aumentou e acabou-se perdendo o foco. Diagnosticado o problema da queda na aprendizagem foi então que todos se uniram para que juntos alcançasse o sucesso de uma educação de qualidade. Buscando no trabalho coletivo motivações para o crescimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), subsidiando esse trabalho com ações que envolvia toda a comunidade, respeitando o meio social em que esses atores estavam envolvidos.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons