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Título: Projeto político – pedagógico e o papel do professor coordenador : como o coordenador pode envolver a comunidade escolar no processo de construção do PPP
Autor(es): Rodrigues, Nivalda Ribeiro
Orientador(es): Fernandes, Rosana César de Arruda
Assunto: Coordenadores pedagógicos
Participação docente
Escolas - coletividade institucional
Planejamento educacional
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 3-Nov-2014
Referência: RODRIGUES, Nivalda Ribeiro. Projeto político – pedagógico e o papel do professor coordenador: como o coordenador pode envolver a comunidade escolar no processo de construção do PPP. 2013. 43 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta pesquisa parte de uma reflexão a cerca do papel do coordenador pedagógico em articular o trabalho do professor na organização do tempo para que o mesmo desempenhe suas funções de acordo com as necessidades da Escola. A escolha desta escola deu-se pela necessidade de revelar um problema que vivenciei muito tempo, quando trabalhei neste estabelecimento de ensino como Diretora Escolar, em que pude detectar que para desenvolver o trabalho pedagógico a falta de tempo era o maior empecilho, visto que, todos os professores trabalham 40 horas em sala de aula e muitas vezes dispensavam-se os alunos para reunir com os professores para as eventuais necessidades como exemplo a construção do Projeto Político Pedagógico ou a reestrutura do regimento interno. Neste sentido, a pesquisa em questão visa buscar estratégias que possam auxiliar o professor na organização do seu tempo para que possa participar da sistematização das atividades da Escola, sem prejuízo aos dias letivos. Neste sentido, esse trabalho possibilitou a busca por estratégias que viesse auxiliar o coordenador e ou professor na organização do tempo. O resultado positivo do trabalho beneficiou não só a esta Escola, mas todo o Município de Santo Antonio do Descoberto de Goiás que também sofria com o mesmo problema.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
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