Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8857
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_Carme-LuciaRodriguesdeAraujoCosta.pdf683,87 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Contribuições da formação continuada realizada no espaço/tempo da coordenação pedagógica
Autor(es): Costa, Carme-Lúcia Rodrigues de Araújo
Orientador(es): Fernandes, Rosana César de Arruda
Assunto: Práticas pedagógicas
Coordenação pedagógica
Professores - formação continuada
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 30-Out-2014
Referência: COSTA, Carme-Lúcia Rodrigues de Araújo. Contribuições da formação continuada realizada no espaço/tempo da coordenação pedagógica. 2013. 47 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta pesquisa teve o propósito de investigar como ocorre a formação continuada no espaço tempo da coordenação pedagógica. Foi definido como campo empírico uma escola da rede pública das séries iniciais do Distrito Federal. Procurou-se investigar nesta pesquisa as seguintes questões: concepção de educação continuada, como ocorre a formação continuada no espaço tempo da coordenação pedagógica e quais as contribuições da formação continuada na coordenação pedagógica para o ensino aprendizagem. Participaram desta pesquisa três (03) professoras, sendo duas do turno matutino e uma do turno vespertino. Foi utilizado para a coleta de dados os seguintes procedimentos: observação e uso de questionário, numa abordagem metodológica de cunho qualitativo. A pesquisa identificou que a escola ainda não consegue um efetivo trabalho de formação continuada, pois há a ausência do uso coerente do tempo e do preparo da equipe gestora e dos coordenadores pedagógicos para efetivá-la.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons