Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8854
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_SolangeAmorimOzorioMelo.pdf388,59 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação das aprendizagens : entre a formal e a informal
Autor(es): Melo, Solange Amorim Ozório
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Assunto: Aprendizagem
Professores - formação continuada
Avaliação educacional
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 30-Out-2014
Referência: MELO, Solange Amorim Ozório. Avaliação das aprendizagens: entre a formal e a informal. 2013. 39 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente estudo buscou conhecer a relação entre a avaliação informal e a formal, concebidas aqui como as notas atribuídas pelo professor aos estudantes de uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental, na cidade do Novo Gama, estado de Goiás. Trata-se de uma pesquisa que visa conhecer as avaliações proferidas informalmente pelo professor em sala de aula e as influências desses julgamentos sobre os resultados formais dos estudantes. Para alcançar tal intento, foi usado o questionário, a observação e a análise documental do diário de classe como instrumento de coleta de dados, numa abordagem qualitativa. Constatou-se que a avaliação informal esteve presente nas práticas ocorridas em sala de aula, onde professor e alunos avaliam-se constantemente em relação às suas atitudes, valores e comportamentos, em que a nota final, acaba sendo influenciada pelos juízos construídos pela professora, seja de maneira positiva ou negativa. Embora tenham sido percebidos vestígios de um processo democrático de ensino, a influência dos julgamentos negativos em relação aos alunos constitui ainda um empecilho para que todos possam aprender, refletindo nos resultados que não pode ser considerado adequado em virtude das reprovações existentes. O estudo indicou a formação continuada do professor como um elemento que pode ser colaborador na organização do processo da avaliação da aprendizagem.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons