Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8847
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_SueliCordeiroLimeira.pdf436,72 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O engajamento da equipe gestora como elo entre a avaliação institucional e o projeto político pedagógico
Autor(es): Limeira, Sueli Cordeiro
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Assunto: Escolas públicas
Projeto político-pedagógico
Avaliação institucional
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 30-Out-2014
Referência: LIMEIRA, Sueli Cordeiro. O engajamento da equipe gestora como elo entre a avaliação institucional e o projeto político pedagógico. 2013. 65 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A atuação da Equipe Gestora no direcionamento de um trabalho pedagógico de qualidade em escolas públicas do Distrito Federal constitui-se em um grande desafio atualmente. A presença cada vez mais frequente das avaliações institucionais no cotidiano escolar promove uma participação mais ativa da comunidade e, em consequência, ficam evidenciados muitos problemas antes não discutidos. Além disso, essa equipe deve estar pautada em um Projeto Político Pedagógico condizente com a realidade e com os anseios da sua comunidade escolar. O engajamento dos membros que compõem a Equipe Gestora pode ser o diferencial nesse trabalho e servir de elo no uso dos dados das Avaliações Institucionais e na elaboração de seu Projeto Político Pedagógico, que responda às reais necessidades de seus atores, diante do desafio de desenvolver um trabalho pedagógico de qualidade. Este trabalho buscou analisar de que forma o engajamento da Equipe Gestora repercute na concretização de mudanças e melhorias do trabalho pedagógico, tendo como importantes instrumentos para análise de suas ações as Avaliações Institucionais e o Projeto Político Pedagógico. Para isso, utilizou-se da pesquisa qualitativa como metodologia de pesquisa, tendo como instrumentos de coleta de dados o questionário, realizado com os membros da equipe gestora, e a análise documental da Avaliação Institucional e do Projeto Político Pedagógico da escola. Assim, evidenciou-se que o engajamento da equipe gestora ocorre em diversos momentos: na mobilização, motivação e suporte a todas as equipes de trabalho, na realização dos projetos pedagógicos no decorrer do ano e na busca por soluções aos desafios que surgem.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons