Resumo: | Esta pesquisa tem caráter qualitativo, pois é a forma mais adequada para apurar opiniões e atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados, através de questionários, que serão aplicados aos professores para que tragam as principais políticas educacionais de formação docente implantadas pelas escolas de ensino fundamental do DF e investigar o papel da gestão pedagógica das escolas. Sendo que o objetivo desta pesquisa é analisar a relação entre as políticas educacionais de formação continuada dos docentes e a gestão pedagógica da Escola Classe Cerâmica da Benção em São Sebastião – DF, além de investigar as políticas de formação continuada dos docentes implantadas em uma escola de ensino fundamental do DF e Compreender o papel da gestão pedagógica no ensino fundamental no que se refere às políticas educacionais. Para realização desta pesquisa se utilizou a pesquisa bibliográfica, por meio de consulta em livros, artigos, entre outros, para obtenção de conhecimento das informações teóricas, assim como será realizada uma pesquisa de campo, onde as informações foram coletadas, analisadas através de questionamentos e entrevistas direcionados a 10 (dez) professores da Escola Classe Cerâmica da Bênção – São Sebastião DF, em fevereiro de 2013. Esta pesquisa foi dividida em dois capítulos onde o primeiro abordará de maneira objetiva um pouco da história das políticas educacionais, sua origem, movimentos sociais, a educação no contexto das políticas públicas no Brasil, o Plano nacional de educação, a formação continuada dos docentes em relação a legislação vigente e o papel da gestão pedagógica frente a formação continuada dos professores, e o segundo capitulo trará a análise dos dados coletados na pesquisa de campo e resultados obtidos, seguidos das considerações finais formuladas para esta pesquisa. Pode-se dizer que em relação ao problema levantado: Como as políticas educacionais de formação docente podem intervier no trabalho da gestão pedagógica da escola? Verifica-se que implementação das políticas educacionais em favor de uma formação continuada e do trabalho da gestão pedagógica exigem que o sistema, a escola e toda sua comunidade estejam preparados para o exercício dessa máxima, criando uma nova cultura que permita maior participação, autonomia pessoal e do grupo, no sentido de propor inovações, capacitações e fazer avaliações reais e correções de rumo, quando se fizer necessário. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013. |