Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/8609
Título: | Ciclo inicial de alfabetização : percepções de professores e coordenadores de sua implementação como política educacional |
Autor(es): | Durães, Rogério Alves |
Orientador(es): | Cruz, Shirleide Pereira da Silva |
Assunto: | Políticas educacionais Ciclo Inicial de Alfabetização Minas Gerais (MG) |
Data de apresentação: | 18-Mai-2013 |
Data de publicação: | 8-Out-2014 |
Referência: | DURÃES, Rogério Alves. Ciclo inicial de alfabetização: percepções de professores e coordenadores de sua implementação como política educacional. 2013. 72 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Este estudo investigou as contribuições da implementação da política educacional do Ciclo Inicial de Alfabetização para a qualidade da educação usando como objeto de pesquisa uma escola da rede municipal rural de Guarapuava, distrito de Unaí/MG. Mais objetivamente, pretendeu-se analisar percepções de professores e coordenadores pedagógicos sobre a política de Ciclos de Aprendizagem com destaque para o Ciclo Inicial de Alfabetização. A metodologia aplicada utilizou-se da coleta de dados por meio de entrevista e de questionários aplicados aos coordenadores e professores. A fundamentação teórica baseou-se num estudo das políticas educacionais mineiras implantadas a partir de 2004 e, em estudos de autores que discutem sobre política educacional de Ciclos de Aprendizagem. Após a análise dos resultados constatou-se que a política de implantação do Ciclo Inicial de Alfabetização contribui positivamente para a melhoria da qualidade da educação mineira. No entanto, os professores e os coordenadores que participaram da pesquisa reprovam esta política. Tal insatisfação deve-se ao fato de eles perceberem o ciclo apenas como política de progressão continuada. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013. |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons