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dc.contributor.advisorCruz, Shirleide Pereira da Silva-
dc.contributor.authorCosta, Joelma Soares da-
dc.identifier.citationCOSTA, Joelma Soares da. Implicações da gestão democrática na atuação do coordenador pedagógico das escolas do Novo Gama. 2013. 39 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.en
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar os dilemas e os desafios que a gestão democrática impõe ao coordenador pedagógico no desenvolvimento de suas atividades no cotidiano escolar das escolas municipais do Novo Gama. Para tanto, discute-se o processo de democratização da gestão escolar numa perspectiva histórica do processo educacional e as implicações na ação educativa, abordando a importância e o papel do coordenador pedagógico no direcionamento e construção do PPP. Foi realizado um estudo de caso nas escolas municipais do Novo gama. Este estudo contou com a colaboração de 10 coordenadores que responderam a um questionário contendo 16 questões abertas. Os dados indicaram a relevância do papel do coordenador pedagógico e ressaltou a importância do trabalho em equipe, pois as decisões necessitam ser tomadas de forma coletiva e a construção de um trabalho articulado entre o diretor-coordenador-professor-pais-alunos-comunidade de forma que todos passem a ter responsabilidade, compromisso, compreensão e clareza sobre o trabalho de todos e de cada um. Pode-se concluir que os dilemas e os desafios que o coordenador enfrenta no cotidiano da escola são muitos: diretor por indicação politica, falta de autonomia, a não participação da equipe escolar e comunidade, substituição de professor, definição de sua função, valorização do seu trabalho, entre outros. Isso atribuído à falta de uma gestão democrática que se reflete de forma negativa na função do coordenador pedagógico.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordGestão escolar democráticaen
dc.subject.keywordCoordenadores pedagógicosen
dc.subject.keywordEscolas - Novo Gama (GO)en
dc.titleImplicações da gestão democrática na atuação do coordenador pedagógico das escolas do Novo Gamaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2014-10-03T15:50:55Z-
dc.date.available2014-10-03T15:50:55Z-
dc.date.issued2014-10-03T15:50:55Z-
dc.date.submitted2013-05-18-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8533-
dc.language.isoPortuguêsen
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