Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8530
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_IvaneteAlvesdeSouza.pdf334,86 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A utilização do celular como ferramenta para o processo de ensino aprendizagem
Autor(es): Souza, Ivanete Alves de
Orientador(es): Barrenechea, Cristina Azra
Assunto: Tecnologia na educação
Dispositivos eletrônicos
Aprendizagem
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 3-Out-2014
Referência: SOUZA, Ivanete Alves de. A utilização do celular como ferramenta para o processo de ensino aprendizagem. 2013. 48 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar o uso do celular como mediador de aprendizagem significativa, utilizando as trocas de informação e vivência no contexto pedagógico em uma escola pública de Ensino Médio localizada no Setor J da Região Administrativa de Taguatinga-DF, em Brasília. O tema foi escolhido por apresentar um grande desafio à Educação que é o de aliar as novas tecnologias ao ato de educar. Aparentemente existe um número considerável de educadores que rejeitam a ideia do uso do celular em sala de aula, mesmo sabendo que os alunos já o incorporaram em seu cotidiano. Trata-se de uma pesquisa qualitativa tendo como instrumento 0 2 questionários, um para os alunos e outro para os professores, tendo como partícipes 20 professores e 40 alunos do nono ano do Ensino Fundamental. O estudo permitiu reflexões sobre a utilidade do celular na sala de aula, pois, o mesmo tem aplicativos semelhantes ao Laptop, concentra várias mídias e possui custo reduzido, onde os modelos mais simples também podem ser utilizados em pesquisas durante o período escolar.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons