Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/8523
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_Cintia Viana.pdf333,18 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os desafios do coordenador diante do trabalho coletivo
Autor(es): Silva, Cíntia Aparecida Viana
Orientador(es): Duarte, Juliana Fonseca
Assunto: Coordenação pedagógica
Escolas - organização e administração
Coordenadores pedagógicos
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 2-Out-2014
Referência: SILVA, Cíntia Aparecida Viana. Os desafios do coordenador diante do trabalho coletivo. 2013. 38 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A necessidade de compreender que é importante adequar a escola com a realidade dos educando priorizando assim o envolvimento de todos dentro dos PCNs e DCNs, documentos estes que norteiam a educação infantil. Foram detectadas na escola pesquisadas uma grande dificuldade em relação ao trabalho coletivo. É preciso vencer a barreira do preconceito entre os educadores, e sabemos que isso não é uma tarefa fácil. As escolas Unaienses ficaram por muitos anos sem coordenação pedagógica nas escolas e hoje as mesmas sofrem com a rejeição dentro das escolas e talvez seja esse a maior dificuldade em aceitar a proposta do coletivo. Ficou evidenciada entre os funcionários uma maior variedade e também uma conceituação mais simplista, onde falta um maior embasamento teórico e mais amplo da importância do que é trabalho coletivo. Durante a pesquisa notou-se que os funcionários veem o projeto político pedagógico como um documento que dá as diretrizes, as normas e a elaboração das metas a serem seguidas pela escola e nada mais. A coordenação vem trabalhando na busca pelo trabalho coletivo sendo esse um esforço necessário para a resolução de um problema. A pesquisa apresenta múltiplos fatores que convergem para dificultar a efetivação do trabalho coletivo, sendo um deles a forma como a escola está estruturada e como são estabelecidos os mecanismos de controle do planejamento em função da qualidade do ensino. Sendo essas normas pré-estabelecidas, que destorcem a função coletiva da instituição.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica
Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons